Porto Velho (RO) terça-feira, 30 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

JESUALDO: Crise aguda no setor leiteiro


     
Ao advertir para as conseqüências geradas pelas denuncias em torno da cartelização do preço do leite pago aos produtores de leite de Rondônia em pronunciamento na Assembléia Legislativa, o combativo deputado Jesualdo Pires (PSB – Ji-Paraná) disse temer uma grave crise no setor da produção de leite no estado.

Segundo ele, o setor congrega cerca de 80.000 propriedades rurais, mais de 60 laticínios o que significa por baixo mais de 300.000 pessoas envolvidas diretamente neste importante segmento econômico, o que coloca a cadeia produtiva do leite como o mais importante no estado.

Em reunião realizada em Ji-Paraná no dia 18 de agosto, reuniram-se cerca de 200 representantes de produção de leite e os representantes dos laticínios, e que não chegaram a nenhum ponto de acordo.

Os produtores ameaçam uma grande paralisação na entrega do produto no estado a partir do dia 5 de setembro o que representaria um prejuízo enorme a todos e principalmente a economia do estado.

"São cerca de 2 milhões de litros de leite produzidos diariamente, quase 800 milhões de litros ao ano, atingindo um faturamento de R$ 500 milhões de reais só de pagamento aos produtores leite", enfatiza o parlamentar socialista.

O grande impasse é a posição dos laticínios em baixar os preços pagos aos produtores em cerca de 16% em julho e mais 10 % agora em agosto, em plena entressafra que historicamente sempre tiveram aumento de preços e não diminuição.

"Precisamos verificar o porquê da diminuição tão forte nos preços pagos em plena entresafra e quais as razões que estas diminuições não são repassadas ao consumidor final" indaga Jesualdo Pires.

Os laticínios alegam que não conseguem cobrir os custos de produção e os de produtores de leite por outro lado, afirmam que com estes novos preços pagos pela indústria mal pagam suas despesas.

"É preciso verificar com profundidade quem afinal ganha nesta cadeia produtiva, pois os produtos lácteos cada vez sobem mais para os consumidores, alguém está ganhando muito e a única certeza é que não são os produtores de leite" finalizou Jesualdo, que já estuda a proposição de uma CPI na Assembléia Legislativa para investigação deste problema que aflige produtores de leite há muitos anos.

Fonte: Emanuel Marques

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (29), a Assembleia Legislativa de Rondônia, através do 2º vice-presidente e deputado Ribeiro

Moradores do bairro JK solicitam limpeza de canal ao vereador Everaldo Fogaça para prevenir alagações

Moradores do bairro JK solicitam limpeza de canal ao vereador Everaldo Fogaça para prevenir alagações

Em resposta às solicitações dos moradores do Bairro Juscelino Kubitschek, a equipe do vereador Everaldo Fogaça, do PSD, esteve presente na Rua Neuzi

Deputada Dra. Taíssa solicita contratação de médicos neurologistas para Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa solicita contratação de médicos neurologistas para Guajará-Mirim

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a contratação de médicos neurologistas para atuar no Ho

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)