Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Incra entrega títulos da terra na Rondônia Rural Show


 
Agricultores familiares do projeto de assentamento (PA) Chico Mendes III receberam o título definitivo de seu lote durante a 5ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná (RO), região central do estado de Rondônia. A Feira teve início no dia 25 e encerra hoje (28).Incra entrega títulos da terra na Rondônia Rural Show - Gente de Opinião

O estande do Incra, situado no pavilhão das instituições, oferece diversos serviços aos assentados visitantes do evento. Além da entrega de títulos definitivos e Contrato de Concessão de Uso (CCU), poderão ter acesso à emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) perimetral e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Na abertura do evento, o Incra assinou acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) para apoio à emissão de títulos em Rondônia.

De acordo com a superintendente interina do Incra/RO, Elayne Friozo de Pontes, a demanda do Incra no estado é a titulação definitiva de 35.456 lotes, dos quais 2.062 estão aptos para a pronta documentação. “Porém, ainda aguardamos a instalação oficial de solução de tecnologia para a geração dos títulos. Posteriormente, os demais serão titulados gradativamente, assim que forem sanadas quaisquer etapas ainda pendentes e obrigatórias de ocorrerem”, explicou.

O título de domínio é o instrumento que transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter definitivo. É garantido pela Lei 8.629/93, quando verificado que foram cumpridas as cláusulas do contrato de concessão de uso, firmado na fase inicial do assentamento, as condições de cultivo da terra e seu pagamento.

A política de titulação dos assentamentos representa o coroamento do processo da reforma agrária. Segundo a superintendente, “esse foi um momento muito simbólico para a entrega de títulos, visto que a feira reúne tudo aquilo que é mais importante para o agricultor”.

A feira reúne tecnologia e oportunidade de negócios voltados ao setor agropecuário e já é considerada a maior da região norte. Participam cerca de 400 expositores, com aproximadamente oitenta mil visitantes e expectativa de movimentação entre R$ 800 e R$ 900 milhões, 20% a mais do que a feira do ano passado.

Fonte: Ascom - Incra/RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) realizou, nesta quarta-feira (17), a entrega do Título Honorífico de Honra ao Mérito à magn

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Com o objetivo de garantir melhores condições de acesso e fortalecer as ações de preservação ambiental, fiscalização e pesquisa desenvolvidas no Par

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou em dois turnos, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/2026, encaminhada

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado, com cópia à Secr

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)