Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Inauguração de Memorial nos 30 anos do Judiciário


Um espaço voltado para memória por meio de móveis e objetos usados por quem ajudou a construir a Justiça de Rondônia. Trata-se do Memorial do Judiciário, inaugurado nesta quinta-feira, dia 30, no hall do andar térreo do TJRO, marcando mais um evento das comemorações dos 30 anos de instalação do Poder Judiciário de Rondônia.

Criado para tornar públicas as vivências e o patrimônio cultural da instituição, o Memorial traz uma exposição permanente de documentos, fotos, brasões e um gabinete completo formado por armário, escrivaninha, relógio e cadeiras, todos feitos em madeira torneada. Os móveis eram utilizados na época do ex-território. Também está em exposição uma toga, do desembargador Cesar Montenegro, doação da viúva do magistrado, dona Alba Montenegro. O local será aberto a visitação pública, uma maneira de estabelecer ligações da população com o passado do Judiciário do Estado.

A inauguração celebrou o resgate dessa trajetória e também a oportunidade de homenagear as pessoas que participaram da história, a começar pelos servidores, alguns deles nomeados durante a cerimônia como forma de lembrar de todos que ingressaram no Poder Judiciário no ano de 1982: Eliana Meira, Angelina Brito, Isis Barreto, Cleuda Socorro Carvalho, Sueli Urdiales, Jacy Terezinha, Rosângela Bezerra, foram os representantes dos pioneiros.

Também foram homenagenados os magistrados da primeira turma, de 1982, alguns deles atuando na Corte como desembargadores. Para marcar a relevante contribuição foram entregues placas em agradecimento para a primeira mulher magistrada da turma, desembargadora Ivanira Feitosa Borges, para os desembargadores Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, Renato Mimessi, Valter de Oliveira e Roosevelt Queiroz Costa, presidente do TJRO.

O desembargador Roosevelt também reconheceu a contribuição do desembargador Eurico Montengro, decano da corte e do desembargador Marcos Aloar Diniz Grangeia, que sugeriu em sessão do Pleno, a criação do Memorial.

"Nada mais justo que este Poder possa fazer por aqueles que deram o primeiro passo pelo Judiciário rondoniense, que não seja, o comprometimento da instituição em recuperar a memória, dando um largo passo para que possamos resgatar os registros históricos. partindo desta possibilidade da criação e propagação de registros da atividade humana, transformando tais registros em informação", reconheceu o presidente em seu discurso.

Os desembargadores aposentados Aldo Castanheira, Dimas Ribeiro da Fonseca, Hérculos José do Vale e Gabriel Marques de Carvalho prestigiaram o evento, assim como diversas autoridades, servidores e familiares.

"É oportuno lembrar que cada móvel em se não tem importância sem as pessoas e suas emoções. Portanto, mais uma vez enaltecemos a figura da pessoa humana neste contexto do memorial hoje, aqui e agora documentado e exposto como registro perene, para que não apaguemos da memória o que fizeram e continuamos a fazer nesta Instituição, da qual tanto nos orgulhamos, de todos, magistrados e servidores", finalizou Roosevelt.

100 anos de presença

A escolha do mês de agosto para inaugurar o memorial tem a ver com a primeira atividade jurídica registrada no local onde hoje é o estado de Rondônia. A primeira ata data de 8 de agosto de 1912, por isso as comemorações dos 30 anos alude também aos 100 anos da presença do Judiciário.

Ao longo da cerimônia foi apresentado um vídeo sobre os cem anos a partir da perspectiva da população, para quem a justiça é feita.

Galeria de Presidentes

Dentro da programação dos 30 anos também foi feita a aposição da fotografia do desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, na galeria dos ex-presidentes, que fica no no 5º andar do edifício sede. A solenidade foi feita logo na sequência e também foi marcada por emoção. O ex-presidente, no biênio 2010/2011 refletiu sobre sua carreira, agradecido por ter feito parte dessa trajetória. Junto das filhas, Ludmila e Vanessa, descerrou a foto.

Fonte: TJRO

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)