Porto Velho (RO) quinta-feira, 25 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Idosos de PVH expõem talento e produtos em Feira de Arte


Homens e mulheres da melhor idade realizaram nesta quarta-feira, 05, um show de talentos, desfile e exposição de artes e produtos confeccionados por eles, na quadra coberta do Centro de Convivência do Idoso, da prefeitura de Porto Velho, localizado na Avenida Amazonas, Bairro Tiradentes. O Centro de Convivência do Idoso atende a 630 homens e mulheres com idades entre 60 e mais de 90 anos.

Maria Ozanira Simplício, coordenadora municipal do Programa de Atenção ao Idoso, fala que durante todo o ano os idosos realizaram atividades esportivas, recreativas e de terapia ocupacional como pintura em tecido, em tela, boneca de lã, flor de e.v.a, crochê, decupagem em tecido (recortes e colagens) e cestos de sabonete. “Passaram pelos nossos cursos mais de duzentos homens e mulheres. O atendimento dos cursos foi rotativo, sendo que cada turma tinha cerca de vinte pessoas. Estas terapias ocupacionais foram feitas em parceria com a coordenadoria municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Fundação Cultural Iaripuna e voluntários”, afirma.

Raimunda Gomes da Costa, 74, conta que além de fazer os serviços diários em sua casa, cuidar das dezenas de plantas que cultiva em seu jardim, ela faz também almofadas e bonecas de lã para vender. “Aprendi tudo aqui, não tão é fácil fazer, mas quando se tem vontade é possível. Estou vendendo as almofadas estilo Casa de Abelha por quarenta e cinco Reais e as bonecas de lã por trinta. Muita gente gosta do trabalho. Tirando o lucro posso complementar o pouco dinheiro que recebo de aposentadoria. Já serve, por exemplo, para ajudar com os remédios que uso”, disse.

Nonata da Silva Assunção, 73, aprendeu bordado, vagonite, crochê e fuxico. “Tivemos instrutores muito bons e eu aproveitei a oportunidade e aprendi muito e também melhorei o que já sabia, com as dicas que recebi. Quando se tem vontade, não importa o tempo que leve para que o produto fique pronto, a gente simplesmente capricha e faz. E eu quero aprender sempre mais”, comenta.

Fonte: Rebeca Barca

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)