Porto Velho (RO) quinta-feira, 25 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Idaron prorroga prazo de cadastro das lavouras de Soja


Outra solicitação atendida pela Idaron foi à retirada da obrigatoriedade de preenchimento das coordenadas geográficas da sede da propriedade, pois muitos produtores não possuem os referidos dados e acabavam não conseguindo concluir o cadastro.

A Idaron disponibiliza o cadastro online das lavouras de soja da safra 2012/2013 através do Portal Idaron: www.idaron.ro.gov.br. O produtor deve clicar no ícone “PRODUTORES DE SOJA” e preencher o formulário que, depois de concluído, gerará um comprovante com código numérico que deverá ser impresso e mantido sob sua guarda para eventual fiscalização até o final do ano safra.

Cada propriedade deve ser inscrita individualmente conforme o endereço e tamanho, ou seja, o produtor deverá gerar tantos cadastros quanto forem necessários para contemplar toda sua área produtiva de soja. Mesmo aquelas lavouras de soja que possam vir a ser cultivadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2013, geralmente após a colheita de arroz, devem ser inscritas até 30 de dezembro.

Caso o produtor prefira, também poderá se dirigir até a Idaron de seu município e solicitar a um servidor para realizar o cadastro de suas áreas. No momento do cadastro, os produtores devem informar os resultados de produtividade obtidos nas áreas de soja cadastradas na safra 2011/2012. Encerrado o prazo de cadastro, será disponibilizado ícone na página da Idaron para que o produtor faça o informe de ocorrência de ferrugem asiática da soja nas lavouras que estão em desenvolvimento. O objetivo desta ação é acompanhar e alertar os produtores da região sobre a dispersão da doença.

A partir de janeiro, a Agência Idaron iniciará a fiscalização e o produtor que estiver em desacordo poderá ser penalizado conforme Legislação de Defesa Vegetal de Rondônia.

Fonte: Elaine Barbosa 
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)