Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013 - 12h52
A Agência de Defesa Sanitária Agrossilvipastoril do Estado de Rondônia (Idaron), a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) estão trabalhando em parceria com a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) para o controle da raiva nas comunidades localizadas nas áreas sob influência da Usina de Jirau, através de ações de educação sanitária. A raiva é uma doença transmitida aos animais domésticos e humanos através da mordida de morcegos hematófagos contaminados com o vírus.
Durantes as reuniões entre os órgãos e a ESBR ficou estabelecido o que é competência de cada órgão e compromissado que entregariam material impresso educativo sobre a raiva aos agentes de comunicação do consórcio para divulgação nas comunidades. Na última reunião, a Agência Idaron entregou à empresa 3.000 folderes e 30 cartazes para realização do trabalho de conscientização.
O coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva de Herbívoros, Ney Carlos Dias de Azevedo, conta que a Idaron e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) são os responsáveis pelo controle da raiva nos animais de produção agropecuária. Ele também explica que a raiva é uma das enfermidades que mais mata bovino na América Latina e que o prejuízo aos produtores é de milhões de dólares. “Através de atividades educativas orientamos os pecuaristas a vacinarem seu rebanho contra a raiva. Também mantemos vigilância através de colheita de amostras biológicas de animais suspeitos e executamos o controle da população de morcegos hematófagos. É assim que estamos controlando a doença”, diz o coordenador.
O consultor do Consórcio ESBR, Fábio Medeiros da Costa, diz que o objetivo da empresa é ouvir os órgãos para conhecer a realidade local e então planejar os projetos que atendam as necessidades destas comunidades, levando educação e saúde.
O presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges, conta que um empreendimento como as usinas tem impactos econômico, social e ambiental. “As atividades de educação sanitária em conjunto com os consórcios é de fundamental importância para prevenir a raiva e cabe à Agência, dentro do espírito cooperativo que norteia as ações do Governo Confúcio Moura, enfrentá-los. Temos que desenvolver a economia e ao mesmo tempo garantir a qualidade de vida dos rondonienses, principalmente os impactados por esse empreendimento”, afirma o presidente.
Fonte: Amabile Casarin – Idaron
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)