Segunda-feira, 7 de maio de 2012 - 19h38
O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), garantiu que a Comissão Processante Provisória, que apura possível quebra de decoro parlamentar de deputados acusados pela Operação Termópilas está trabalhando dentro do que estabelece o Código de Ética da Câmara dos Deputados e o Regimento Interno do Poder Legislativo de Rondônia. A declaração aconteceu em entrevista ao vivo concedida na manhã desta segunda-feira (07) ao programa Fala Rondônia, da Rede TV, apresentado pelo jornalista Marcelo Bennesby.
“Na realidade, estamos passando por pressão da sociedade que, de forma justa, aguarda o resultado final do apuratório. Além disso, há uma enorme expectativa por parte dos deputados que compõem a Assembleia Legislativa para que seja concluído, o mais rápido possível, todo o trabalho de esclarecimento para que se possa dar sequência a recuperação da imagem da Assembleia que se encontra um tanto quanto arranhada. Aliás, essa pressão faz parte do momento em que vivemos”, disse Hermínio ao ser indagado sobre a pressão por que passam os parlamentares estaduais no atual momento.
O presidente em exercício falou ainda que o trabalho da Comissão Processante é considerado bom. “Apesar da renúncia do deputado Ribamar Araújo, o trabalho da Comissão não atrasou em momento algum. Pelo que fui informado, dentro de dez dias os primeiros relatórios elaborados pelos integrantes da Comissão Processante deverão chegar a mim e os encaminharei imediatamente para deliberação do plenário”, comentou Hermínio Coelho ao informar que apenas 16 deputados terão direito a voto. “Os parlamentares citados e Kaká Mendonça, suplente convocado, não poderão votar”, disse.
Sobre a situação do presidente Valter Araújo, que se encontra afastado de suas funções de parlamentar, Hermínio deixou claro que “a situação dele se complicou bem mais depois que ele (Valter) passou a condição de foragido da Justiça. Fica difícil alguém se defender estando foragido”. Sobre ameaças sofridas, Hermínio foi taxativo que “logo no início do afastamento de deputados pela Justiça recebi algumas ameaças e levei ao conhecimento público e das autoridades competentes. Outras ameaças não surgiram mais. Mas deixo claro que não tenho medo de ameaças e dei todas as condições para que a Comissão Processante desenvolva com tranqüilidade Todo seu trabalho”.
Ao afirmar não ser do grupo aliado nem do grupo contrário ao Governo, Hermínio falou que “o que eu quero é o melhor para Rondônia e sua gente. Tanto é verdade que aprovamos todos os projetos encaminhados à Assembleia pelo governador Confúcio Moura. Por isso, para os próximos dias, pretendemos fazer uma reunião com todos os representantes dos Poderes para traçarmos projetos de interesse, objetivando o fortalecimento do Estado”.
O deputado Hermínio Coelho confirmou que alguns partidos já chegaram aventar a possibilidade de lançá-lo candidato a prefeito de Porto Velho nas próximas eleições, mas deixou claro que “no momento, tenho compromisso em dar uma nova cara à Assembleia Legislativa. Essa Casa de Leis tem que ser a casa do povo. Nosso trabalho é democrático e sem conchavos”. Porém, o parlamentar não poupou críticas ao prefeito Roberto Sobrinho, afirmando não ser seu inimigo. “Esse prefeito é a maior decepção que tive. Trabalhei para sua primeira eleição e ele não correspondeu. Veja seu secretariado: são pessoas que capital não conhece e eles (secretários), também, não conhecem a cidade porque só fazem coisas contra o povo, começando pelo transporte coletivo e obras públicas”, finalizou.
Fonte: ALE/RO
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)