Quarta-feira, 13 de março de 2013 - 16h13
“Se tivesse uma bancada federal que resolvesse os problemas de Rondônia, não precisaríamos, nós deputados e os vereadores, ir à Brasília em busca de solução para os problemas que afetam o nosso Estado e prejudicam a população”. Dessa forma que o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), posicionou-se ao discursar no plenário da Casa Leis quando relatou e considerou positiva a viagem que os parlamentares realizaram a Brasília na semana passada.
As questões da dívida do Beron, da transposição dos servidores do extinto Território de Rondônia para o quadro da União e a recuperação das BR’s 364 e 425 pelo Dnit Nacional, segundo Hermínio Coelho, foram tratadas de forma firme e terão resultados em pouco tempo em favor de Rondônia. No entanto, o presidente da Assembléia Legislativa não poupou críticas aos senadores Valdir Raupp (PMDB) e Ivo Cassol (PP).
Na visão do deputado “são os dois senadores que pouco fazem em favor do Estado. Raupp engana a população desde quando foi vereador em Cacoal, passou pela direção do DER e como governador, mas é uma pessoa de sorte que tem conseguido ser eleito. Foi ele quem contraiu a dívida do Beron. Cassol era governador e não barganhou a dívida do Beron e, ao lado do ex-prefeito Roberto Sobrinho, só conseguiu benefício para sim próprio com as usinas que estão sendo construídas no rio Madeira, em Porto Velho”, disse Hermínio Coelho.
De maneira clara, o presidente da Assembléia Legislativa voltou a falar que queria que “o governador Confúcio Moura e o vice-governador Airton Gurgacz viajassem por dez dias que pararia de imediato as usinas de Santo Antônio e Jirau. As empresas que estão construindo as obras estupraram as leis ambientais e ninguém diz nada. Mas se um trabalhador derrubar um ‘pé de pau’, o Ibama e a Sedam logo aparecem para multá-lo. Queria ver as usinas paralisadas, pois só assim as providências serão tomadas. As usinas já aumentaram a altura das barragens e vão aumentar as alagações. Agora, se o governador não quiser tirar férias e ir suspender as obras, vou junto para lhe dar coragem”, asseverou Hermínio Coelho.
Com relação a transposição de servidores para o quadro da União, o presidente da Assembléia Legislativa assegurou que “é uma enganação. Ninguém vai transpor. Se houver alguma transposição, não vai ajudar em muita coisa Rondônia”. Hermínio disse também que a Assembléia Legislativa sempre foi mal falada, mas está mudando na atual legislatura. “Os governos fizeram coisas erradas e quem paga o pato é a Assembléia. Agora a Assembléia está funcionando de forma republicana. Não vejo deputados negociando. Olha que existem na Assembléia muitos fofoqueiros. Muita gente tem me criticado pelo que falo. Não sou ignorante, nem doido. Sou indignado pelo que está acontecendo de errado”, comentou.
A visita ao Supremo Tribunal Federal para audiência com o ministro Ricardo Lewandowski, conforme falou Hermínio Coelho, foi conseguida pelo senador Acyr Gurgacz. “O resultado foi bom. Agora, quando chegamos lá, estava o senador Valdir Raupp, responsável pela dívida do Beron. Além disso, o Governo do Estado de Rondônia quer contrair empréstimo para pagar essa dívida. Não concordo com isso. O Estado não paga nem fornecedores e quer contrair mais empréstimos. O Raupp entregou o Beron ao Banco Central com uma dívida de R$ 50 milhões. O Banco Central passou essa dívida para R$ 500 milhões. Rondônia já pagou mais de um bilhão de reais e ainda falta pagar, pelo menos, mais R$ 1,3 bilhões. Sabemos que o ministro do STF pode não beneficiar Rondônia porque, segundo se comenta, pode abrir precedente para outros Estados”, comentou Hermínio.
O deputado Edson Martins (PMDB) parabenizou Hermínio pelo discurso e foi taxativo ao afirmar que “Rondônia paga uma dívida que não deve. O Estado nunca teve recurso para investir no social”, disse ao citar que a situação do Iperon preocupa, já que os servidores vão se aposentar e o Instituto não terá como arcar com a despesa porque deve bilhões. Hermínio comentou que “quem não recolheu para o Iperon não está respondendo por nada. Diferente dos deputados que se fizerem algo aqui sujam a ficha para o resto da vida. Ele lembrou do seu trajeto político e disse que até já fez greve em favor dos trabalhadores.
ALE/RO - DECOM
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)