Sábado, 12 de maio de 2012 - 08h22
A população ribeirinha em Rondônia convive com o isolamento, a distância e a dificuldade de acesso aos serviços básicos, como o de saúde, um dos mais complexos de ser feito, em razão da estrutura que precisa ser montada para tal.
Para facilitar esse acesso, o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), presidente em exercício da Assembleia Legislativa, destinou uma emenda parlamentar, no valor de R$ 164 mil, para o atendimento em saúde dos ribeirinhos que moram ao longo do rio Guaporé, de Guajará-Mirim a Pimenteiras do Oeste.
“Essa população fica isolada, muitas vezes excluída do atendimento em saúde. Com esse recurso, a expectativa é de que cerca de 1.200 pessoas sejam atendidas por profissionais das mais diversas áreas”, informou Hermínio.
A emenda do deputado foi destinada à Associação Beneficente de Assistência Médica e Social à População Ribeirinha do Vale do Guaporé e Mamoré (Abaguama), que em parceria com o 6° Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e profissionais da saúde, vão percorrer o rio e levar assistência médica.
“Durante 28 dias, o barco disponibilizado pelo 6° BIS vai conduzir os profissionais em uma operação de saúde aos ribeirinhos, com médicos, enfermeiros e auxiliares”, explicou a secretária administrativa da Asbaguama, Maria Ivanilde Bezerra Lima, a popular Branca.
Serão realizadas consultas ambulatoriais, exames laboratoriais e outros serviços. Os recursos oriundos da emenda de Hermínio Coelho vão ser utilizados para a compra de medicamentos, combustível e alimentação da equipe.
Fonte: ALE/RO
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)