Porto Velho (RO) sábado, 27 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Hermínio Coelho quer ALE trabalhando pelo coletivo


“A presidência chegou até a mim não por acaso. Por isso, enquanto estiver no comando da Assembleia Legislativa não farei feio. Não vou decepcionar a população de Rondônia”. Foi o que assegurou o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), ao conceder entrevista ao vivo, na manhã desta quinta-feira (22), ao programa Allamanda Revista, comandado pela jornalista Elaine Maia.

De maneira descontraída, mas centrado na responsabilidade de dirigir os trabalhos no Poder Legislativo Estadual, Hermínio Coelho falou de diversos assuntos e deixou bem claro que “cabe exclusivamente aos deputados estaduais mudar a cara da Assembleia. Há necessidade de se trabalhar coletivamente, deixando de lado a individualidade. A Assembleia Legislativa conta com 24 cabeças pensantes”.

Hermínio Coelho não hesitou em falar que a Comissão Processante Temporária, que apura possível quebra de decoro parlamentar de deputados investigados pela Operação Termópilas. Disse que a população terá a resposta na hora certa. “Cada caso é um caso. Cada um será julgado dentro do que está sendo acusado. Todos terão o amplo direito de defesa. Os prazos serão concedidos dentro do que estabelece o Código de Ética da Câmara dos Deputados, norma que está sendo utilizada porque a Assembleia Legislativa de Rondônia ainda não possui o seu próprio Código”.

Sobre a renúncia do deputado Ribamar Araújo (PT), Hermínio Coelho disse ter ficado surpreso e explicou: “fui eu, pelo seu perfil, que o escolheu para integrar à Comissão. Ele é o ouvidor da Assembleia Legislativa e poderia contribuir em muito apurando os fatos. Não concordo com os argumentos que o Ribamar usou para deixar a Comissão. Não se pode pré-julgar um trabalho que está sendo realizado. Essa renúncia não vai atrapalhar em nada o trabalho da Comissão. Dentro de três sessões será indicado um novo integrante pelo bloco parlamentar trabalhista para compor a Comissão. Enquanto isso, já foi entregue aos parlamentares os documentos para que eles tomem conhecimento do que estão sendo investigados e possam fazer suas defesas”.

Outra coisa que o presidente em exercício lamentou foi a compensação que as usinas hidrelétricas do rio madeira estão deixando para Porto Velho. “Poderia, na época, os políticos reivindicar mais. Está ficando muito pouco. Pior será quando forem concluídas as obras. Vai ficar um grande prejuízo para o Estado de Rondônia, principalmente em Porto Velho”.

Hermínio Coelho destacou também que a Assembleia está atendendo todas as reivindicações do Governo do Estado no que diz respeito dar maior atenção ao setor de saúde do Estado. “Todos os projetos encaminhados pelo governador Confúcio Moura foram aprovados. Estamos dando um voto de confiança ao Governo. Agora, não acredito que muito seja feito, pois já se passaram mais de um ano e o setor, que estava crítico, conforme foi denunciado em rede nacional pela TV Globo, ficou pior. Mesmo não acreditando que as OSs vão resolver o problema, trabalhos para aprovar a proposta governamental. A esperança continua. No entanto, se o Governo não fizer nada pelo setor de sapude de Rondônia vamos denunciá-lo e responsabilizá-lo”.

Por fim, destacou a participação da Assembleia Legislativa na Operação Aciso, que percorreu o Baixo Madeira no último final de semana e garantiu a maior aproximação do Legislativo Estadual com o povo. “Luto pelo trabalho coletivo. É dessa forma que penso em resgatar a imagem da Assembleia. As 24 cabeças pensantes estão atuando nesse sentido. Acredito nas pessoas, pois sou um ser transparente e prezo pela humildade, mesmo tendo consciência da responsabilidade de comanda a Assembleia Legislativa neste momento difícil”, completou Hermínio Coelho.

Fonte: ALE/RO

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)