Porto Velho (RO) domingo, 28 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Governo do Estado lança a 28ª Etapa de Vacinação contra febre aftosa


  

Neste sábado (27), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) e o Governo do Estado realizaram a abertura oficial da 28ª Etapa de Vacinação contra a febre aftosa, que vai de 15 de abril a 15 de maio. O evento aconteceu no Parque de Exposições de Vilhena, AVIAGRO, localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Brigadeiro Gomes.

O governador Ivo Cassol, o vice-governador João Cahulla, o presidente da Idaron, Augustinho Pastore, os deputados estaduais Luizinho Goebel, Ezequiel Neiva e Tiziu Jidalias, estiveram presentes na solenidade. Também foram convidadas diversas autoridades estaduais, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de Brasília (DF), associações de pecuaristas e a comunidade em geral.

Nesta etapa, só os bovinos de 0 a 24 meses serão vacinados obrigatoriamente. “Isto é fruto de um trabalho que a agência Idaron vem fazendo há mais de 10 anos. E temos orgulho de dizer que Rondônia está sem a febre aftosa durante todo esse período”, afirmou Augustinho Pastore.

O presidente da Idaron também apontou o apoio maciço dos pecuaristas rondonienses em busca da certificação de área livre de aftosa sem vacinação. “Estamos caminhando bem quanto a este status. Mas, devemos continuar vacinando e protegendo nosso rebanho contra a febre aftosa. O evento será realizando em Vilhena, mas já recebi apoio de vários pontos de Rondônia”, disse Pastore.

Em discurso, o vice-governador João Cahulla disse que acredita que todos os produtores de Rondônia já estão conscientizados da importância da vacinação contra a febre aftosa. Também aproveitou o momento para parabenizar o presidente da Idaron pela competência e pelo empenho de buscar a certificação de área livre da aftosa.

O governador Ivo Cassol lisonjeou o presidente do Idaron, Augustinho Pastore, pelo belo trabalho que vem desenvolvendo a frente da Agência e disse que o Governo do Estado perderá um grande parceiro neste ano, já que Pastore renunciará o cargo no próximo dia 31.

Entrega de Benefícios

Após os discursos o governador Ivo Cassol e o vice-governador João Cahulla, através de emenda parlamentar dos deputados estaduais Luizinho Goebel e Ezequiel Neiva, entregaram diversos benefícios aos municípios do Cone Sul.

Para o Corpo de Bombeiros do município de Cerejeiras foram entregues um caminhão auto-bomba, uma viatura furgão, para ser utilizado na unidade de resgate, e uma caminhonete para realizar buscas e salvamentos, através de emenda do deputado Ezequiel Neiva.

Para Vilhena foi entregue um caminhão de combate a incêndio no valor de R$ 800 mil e mais recursos na ordem de R$ 200 mil, através de emenda do deputado Luizinho Goebel, para serem aplicados na iluminação pública do município. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)