Segunda-feira, 17 de setembro de 2012 - 12h59
O IV Fórum Hidrovia Já teve início na manhã desta segunda-feira (17), no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) em Porto Velho. Durante o dia autoridades ligadas ao setor estarão palestrando e debatendo sobre o assunto. O governador Confúcio Moura participou da abertura do evento e destacou a importância da hidrovia do rio Madeira para a economia da Amazônia e do Brasil.
De acordo com o governador Confúcio Moura os rios estão muito ligados a vida das cidades, ressaltando a importância de se utilizar essa importante fonte de disseminação de riqueza de forma profissional. “Temos que ultrapassar as barreiras da burocracia que impedem que as coisas aconteçam para que a hidrovia se torne uma realidade na Amazônia”. O governador disse que a hidrovia do Madeira é a segunda mais importante da Amazônia e pediu para que o deputado federal Marcos Rogério e demais parlamentares de Rondônia defendam em seus discursos a regularização da hidrovia.
Confúcio Moura, disse que a presidente Dilma Roussef esta sensível a regularização do projeto, pois sabe da importância que isso representa para a economia do Brasil, tanto que tem recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PACII), para serem aplicados. Ele também falou de uma possível parceria entre o governo de Rondônia e do Amazonas através de um consórcio para adquirirem as dragas para fazerem a drenagem do rio, deixando o mesmo em condições de navegabilidade.
O diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (SOPH), Ricardo Sá Vieira, disse que durante o fórum, as autoridades estarão discutindo quais medidas serão tomadas para viabilizar as obras necessárias para sinalizar e dragar o rio Madeira, deixando o mesmo em condições de navegabilidade. Sá disse que o rio tem 1.450 Km de extensão e seu canal tem que ter 3,8 metros de profundidade para garantir uma navegação eficiente e segura.
O presidente da Federação da Indústria em Rondônia (Fiero), Dênis Baú, também ressaltou a importância da hidrovia do Madeira para a indústria, que liga a região com muitos mercados do exterior e citou a economia que este tipo de transporte oferece em comparação aos demais. O transporte de uma tonelada custa a cada mil Km, R$ 120,00 pela rodovia, R$ 80,00 pela ferrovia e R$ 40,00 pela hidrovia, “uma economia três vezes menor em relação a rodovia”, disse.
O superintendente de Navegação Interior da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Adalberto Tokarski, disse que as hidrovias do Brasil crescem em média 7% ao ano e as hidrovias da Amazônia são as que mais crescem no país. O deputado federal Marcos Rogério disse as autoridades ligadas ao setor que podem contar com a bancada federal para dar os encaminhamentos necessários no sentido de agilizar os procedimentos, pois a hidrovia do rio Madeira se faz necessário, tendo em vista que a rodovia BR-364 esta saturada e não atende mais a demanda.
Fonte: Eleni Caetano - Decom
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)