Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Governador anuncia lançamento de obra de Hospital na Capital em reunião com secretários


O governador Confúcio Moura, em reunião de fechamento de ano com a equipe de secretários e assessores, durante um café da manhã oferecido no Complexo Rio Madeira, nesta segunda-feira,16, anunciou o lançamento para a próxima sexta-feira, 20, da obra do Hospital de Urgência e Emergência, empreendimento que obterá recursos na ordem de R$100 milhões entre construção e equipamentos, que será construído através de parceria-público-privada, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a terceira experiência de PPP no país, conforme explicou Moura, sendo as outras na Bahia, em Minas Gerais e Brasília.

Ao falar sobre o lançamento do hospital, o governador destacou a obra como uma das mais importantes de sua gestão, porque vai afetar diretamente à melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população. Ele lembrou que toda a equipe de saúde que vem hoje atendendo no Hospital João Paulo II, mereceria uma homenagem de agradecimento, pelos esforços que até então já empreendeu para atender a população.

Presente ao evento, o vice-governador, Airton Gurgacz, também agradeceu ao empenho de todos os secretários e assessores, e aproveitou para anunciar a aplicação de R$4,1 milhões em sinalização de trânsito, como forma de colaborar para a diminuição dos acidentes que ocorrem principalmente nas maiores cidades do estado.

“É com grande satisfação que realizamos esse café. É uma forma sincera de agradecer”, afirmou o governador Confúcio durante o evento. De acordo com o governador, não se pode dizer que é o técnico que ganha o jogo, mas o time como um todo. “Todos os senhores tem se esforçado e quero agradecer esse sacrifício em se colocar à disposição do Estado. Esse é o momento de se retribuir, de dar à população o muito que recebemos de Rondônia”.

Confúcio Moura relatou algumas ações desde que assumiu o governo e disse que se está fechando o terceiro ano com um balanço positivo como comprovam os dados da pesquisa da Confederação Nacional das Indústrias/Ibope, divulgada na última semana, que apontou uma aceitação do governo por cerca 52% da população, estando Rondônia em 11º lugar em relação aos demais estados. “Entregamos todos os objetivos traçados durante nossa campanha e, para o próximo ano teremos a conclusão deste grande projeto”, declarou.

À sua equipe, o governador lembrou que o ano de 2014 será um ano muito visado, de embate pesado, por isso a necessidade de se focar nos objetivos estabelecidos e para que, realmente, trabalhem bastante. Pediu aos secretários que se lançarão candidatos para que o comunique com antecedência, para que sejam feitas as substituições necessárias, sem muito alarde, com os próprios técnicos do quadro, já preparados para dar continuidade aos serviços.

Publicidade institucional

Durante o encontro, o diretor do Departamento de Comunicação do Estado (Decom), Osmar Silva, fez a apresentação da nova campanha publicitária que evidencia as ações do governo em todo Estado e os reflexos positivos destas obras perante à população rondoniense.

Com um tempo de cinco a seis minutos, foram produzidos dez documentários pela agência que cuida da imagem institucional do governo e que serão utilizados para levar à população as ações que o Governo da Cooperação tem desenvolvido nos 52 municípios de Rondônia. “É uma prestação de conta do governador para com seu povo mostrando que o governo faz o que o povo pede”, ressaltou Osmar Silva.
Osmar destacou ainda a importância de novas tecnologias, como as mídias digitais. “Em 2014, o governo começará pela primeira vez na história do Estado a conversar diretamente com os seus servidores. Neste primeiro momento serão 40 mil através de mensagens diretas via internet”, declarou Osmar.

Modernização e agilidade

Confúcio Moura lembrou aos dirigentes de todas as áreas que durante o próximo ano será necessário um esforço conjunto para que o governo transponha as dificuldades burocráticas e atinja a modernização e a velocidade necessárias para a melhoria do andamento da máquina pública e oferecimento de serviços à população. Ele lembrou que a falta de agilidade gera gastos ainda maiores para o governo, como em caso de aposentadorias de servidores que demoram de oito meses a um ano. Não só a área administrativa, como também no cruzamento de dados das ações fazendárias, o governador lembrou, sobremaneira, a importância da modernização da máquina pública. “Essa agilidade deverá ser estender às ações de saúde, para a melhoria do atendimento, como também da Educação. É inadmissível perder meia hora para fazer uma chamada de alunos”, exemplificou, lembrando que até possivelmente o mês de abril do próximo, haverá um salto em rapidez na área de Tecnologia da Informação, como também na área previdenciária, com a implantação de um novo software cedido pelo governo de Goiás a Rondônia, que já está sendo implantado. “Essas ações, somadas aos planos de carreira das diversas categorias, os concursos que estão em preparação e a transposição dos servidores para a União, vão abrir as portas para um corpo de servidores renovados - uma nova geração de trabalhadores para uma máquina moderna”.

Ainda durante essa semana, conforme anunciou o governador, será feito o lançamento da revitalização do Espaço Alternativo, com investimentos de R$17 milhões de reais. O projeto vai transformar o espaço no cartão de visita de Porto Velho. A agenda conta ainda com uma reunião nesta terça-feira, 17, junto aos prefeitos do Estado para discutir ações de saúde, transporte escolar, e agricultura, a ser realizada em Ji-Paraná.

Fonte: Romeu Noé / Decom

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal

Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal

O advogado e pré-candidato a deputado federal Célio Lopes (União Brasil) lança, nesta terça-feira, 23, o manifesto “Perto de quem espera”, documento

Oficina Elas por Elas reúne mulheres em Ji-Paraná para dois dias de formação política

Oficina Elas por Elas reúne mulheres em Ji-Paraná para dois dias de formação política

O PT de Rondônia realizou no município de Ji-Paraná, no último final de semana (20 e 21.06), a Oficina Elas por Elas – Por mais Mulheres na Política

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)