Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Gov comemora Dia do Rim ampliando atendimento em RO


 

Gente de Opinião
 
Nesta quinta-feira, 13 de março, Dia Mundial do Rim, o governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) anuncia a inauguração ainda neste ano, do Centro de Diálise de Ariquemes, para atender pacientes renais crônicos da cidade e região.

A confirmação foi feita pelo secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel. De acordo com o secretário, o governo vem trabalhando desde fevereiro do ano passado na implantação do moderno Centro de Diálise de Ariquemes. A meta é oferecer ao doente melhor condição de tratamento e evitar as cansativas viagens até Porto Velho, três vezes por semana.

Além da melhoria da qualidade de vida do paciente, o governo espera acabar com problemas de transporte e riscos durante o percurso - acidentes e complicações após a realização do tratamento -, como sangramento do acesso venoso e alteração de pressão arterial.
 
Gente de Opinião

Cerca de R$ 3 milhões estão sendo investidos no Centro de Diálise de Ariquemes. Com a medida, a Sesau trabalha com a expectativa de ampliar o número de pessoas que fazem esse tipo de tratamento, considerando que muitas deixam de fazer as sessões devido às dificuldades de deslocamento até Porto Velho, apesar de o governo oferecer total assistência. “Esperamos oferecer um avançado serviço do ponto de vista de tecnologia e, acima de tudo, mais humano”, afirma Pimentel.

A campanha deste ano é "1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”. Ou seja, um em cada dez brasileiros tem problema nos rins, chamando a atenção para a alta prevalência da Doença Renal Crônica, que pode chegar a 10% da população.

Segundo Pimentel, dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia apontam que em torno de 90% dos pacientes em diálise são tratados pela modalidade hemodiálise, sendo 85% desse tratamento financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil gasta cerca de R$ 2,2 bilhões por ano.

Rondônia, representado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) tem como objetivo ampliar o atendimento aos pacientes renais agudos internados nas Unidades de Terapia Intensiva  (UTI) do Hospital de Base Ary Pinheiro, Hospital João Paulo II, CEMETRON, AMI e Hospital de Cacoal além de fornecer diálise para pacientes renais agudos ou crônicos  internados em enfermarias, que necessitem de terapia substitutiva renal.

O governo inaugurou dia 16 de dezembro de 2013 a Central de Diálise para pacientes renais agudos.
 
Gente de Opinião

A Central de Diálise do Estado atende pacientes renais agudos acometidos pela doença, bem como realizando tratamento hemodialítico nas UTIs do Estado por 24 horas com equipe qualificada para o procedimento.

Foram investidos R$ 1,5 milhão na compra de equipamentos modernos (máquinas de hemodiálise, osmose reversa portátil, aquisição de filtros para o tratamento da água e insumos específicos) para o funcionamento do serviço com qualidade.
 
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Assessoria Sesau
Decom – Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)