Nesta quinta-feira, 13 de março, Dia Mundial do Rim, o governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) anuncia a inauguração ainda neste ano, do Centro de Diálise de Ariquemes, para atender pacientes renais crônicos da cidade e região.
A confirmação foi feita pelo secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel. De acordo com o secretário, o governo vem trabalhando desde fevereiro do ano passado na implantação do moderno Centro de Diálise de Ariquemes. A meta é oferecer ao doente melhor condição de tratamento e evitar as cansativas viagens até Porto Velho, três vezes por semana.
Além da melhoria da qualidade de vida do paciente, o governo espera acabar com problemas de transporte e riscos durante o percurso - acidentes e complicações após a realização do tratamento -, como sangramento do acesso venoso e alteração de pressão arterial.

Cerca de R$ 3 milhões estão sendo investidos no Centro de Diálise de Ariquemes. Com a medida, a Sesau trabalha com a expectativa de ampliar o número de pessoas que fazem esse tipo de tratamento, considerando que muitas deixam de fazer as sessões devido às dificuldades de deslocamento até Porto Velho, apesar de o governo oferecer total assistência. “Esperamos oferecer um avançado serviço do ponto de vista de tecnologia e, acima de tudo, mais humano”, afirma Pimentel.
A campanha deste ano é "1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”. Ou seja, um em cada dez brasileiros tem problema nos rins, chamando a atenção para a alta prevalência da Doença Renal Crônica, que pode chegar a 10% da população.
Segundo Pimentel, dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia apontam que em torno de 90% dos pacientes em diálise são tratados pela modalidade hemodiálise, sendo 85% desse tratamento financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil gasta cerca de R$ 2,2 bilhões por ano.
Rondônia, representado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) tem como objetivo ampliar o atendimento aos pacientes renais agudos internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base Ary Pinheiro, Hospital João Paulo II, CEMETRON, AMI e Hospital de Cacoal além de fornecer diálise para pacientes renais agudos ou crônicos internados em enfermarias, que necessitem de terapia substitutiva renal.
O governo inaugurou dia 16 de dezembro de 2013 a Central de Diálise para pacientes renais agudos.

A Central de Diálise do Estado atende pacientes renais agudos acometidos pela doença, bem como realizando tratamento hemodialítico nas UTIs do Estado por 24 horas com equipe qualificada para o procedimento.
Foram investidos R$ 1,5 milhão na compra de equipamentos modernos (máquinas de hemodiálise, osmose reversa portátil, aquisição de filtros para o tratamento da água e insumos específicos) para o funcionamento do serviço com qualidade.
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Assessoria Sesau
Decom – Governo de Rondônia

Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)