Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Glomaron desenvolve campanha para aumentar doação de sangue


A Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia - Glomaron está desenvolvendo uma campanha para aumentar e incentivar a doação de sangue. Desenvolvida em parceria com a Fundação Banco de Sangue do Estado de Rondônia (Fhemeron), a campanha objetiva conscientizar a sociedade para a importância do ato de doar sangue e começa pelos seus obreiros, que, segundo declaração do presidente da Fhemeron, médico Orlando Ramires, é um doador preferencial em função da vida regrada que levam orientados pelas suas oficinas.

Para ampliar o alcance da campanha, a Glomaron conseguiu gratuitamente a divulgação de mais de 50 outdoors em todo o estado. Internamente, o grão-mestre advogado Juscelino Moraes do Amaral distribuiu em suas 42 lojas jurisdicionadas recomendação para que os maçons e seus familiares se engajem na campanha, fazendo doação e buscando incentivar as pessoas de seu circulo de amizade a fazer o mesmo. “Além dos obreiros, a campanha vai contar também com a participação dos Demolays e das Filhas de Jó, somando um total de quase 2500 pessoas”, acentua Juscelino.

O grão-mestre afirma que há vários fatores que motivam a iniciativa da campanha. O primeiro deles é o próprio lema da Maçonaria, fundado na tríade, igualdade, liberdade e fraternidade. Segundo Juscelino, não há ato de fraternidade mais o nobre que doar o seu próprio sangue para quem necessita. Os outros motivadores são o sempre baixo estoque nos bancos de sangue, o alto número de acidentes de trânsito, em que as vítimas normalmente precisam passar por cirurgias.

Como se não bastassem esses fatores, o grão-mestre da Glomaron compartilha com a preocupação da direção da Fhemeron em aumentar o estoque de bolsas de sangue para enfrentar uma possível epidemia de doenças que poder vir com o fim das enchentes em Porto Velho e em outros municípios atingidos pelas cheias.

Dezenas de outdoors estão expostos nos principais cruzamentos e avenidas de Porto Velho e de várias cidades do interior convocando a sociedade para este ato de amor ao próximo e que tem o poder de salvar vidas. “Irmãos, Demolays e Filhas de Jó abraçaram literalmente a essa causa indo voluntariamente aos bancos de sangue de suas cidades na capital e interior para fazer sua doação”, reitera Juscelino. Além da doação, a Maçonaria também trabalha com a divulgação da campanha conscientizando amigos e colegas de trabalho a participar. O sangue dos voluntários vai ajudar a suprir a demanda dos hospitais públicos tão cheios de pessoas vítimas do nosso trânsito caótico e pacientes com câncer.

O grão-mestre da Glomaron, Juscelino Amaral e um grupo de obreiros estiveram recentemente na Fhemeron, a convite do presidente Orlando Ramires, conhecendo de perto a realidade do banco de sangue e dos desafios diários enfrentados pela fundação por causa da baixa no estoque de sangue. "No momento em temos a Igreja Católica trabalhando uma campanha da Fraternidade, cujo lema é: foi para a liberdade que Cristo nos libertou, nada mais apropriado aos maçons que se integrarem a esse gesto de amor”, ressaltou Juscelino, acrescentando que todos os obreiros, Demolays e Filhas de Jó estão de parabéns por terem abraçado a causa com o mesmo carinho e amor de sempre. “Isso demonstra que a Maçonaria sempre estará pronta para servir ao próximo, o que dignifica a todos nós", concluiu.

Fonte: GSPD Glomaron / Carlos Araújo
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)