Segunda-feira, 30 de março de 2015 - 17h22
A deputada Glaucione (PSDC) apresentou na Assembleia Legislativa, projeto de lei que dispõe sobre a presença de doulas durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato nas maternidades, casa de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres, da rede pública e privada de Rondônia.
Doulas são profissionais escolhidas livremente pelas gestantes e parturientes, que prestam suporte continuo à gestante no ciclo gravídico puerperal, favorecendo a evolução do parto e bem estar da gestante, com certificação ocupacional em curso para essa finalidade.
De acordo com a justificativa da parlamentar, a propositura atende uma solicitação feita por um grupo de doulas que, através do projeto de lei, buscam acesso de trabalho no Estado, uma vez que a ocupação foi oficialmente reconhecida pelo Ministério do Trabalho desde janeiro de 2013.
“As doulas oferecem uma importante assistência para gestantes em trabalho de parto. O apoio delas proporciona conforto físico, emocional e suporte cognitivo antes, durante e após o nascimento dos bebês”, explica a parlamentar.
Glaucione cita que diversos estudos têm demonstrado que, com o acompanhamento das doulas, o parto evolui de maneira mais tranquila, rápida e com menos dor e complicações, tanto para as parturientes quanto para os bebês.
“Houve uma redução significativa no número de cesáreas, partos instrumentalizados, uso de analgésicos, enfim, tornando o parto uma experiência gratificante, fortalecedora e favorecedora do vínculo mãe-bebê, aumentando a chance de sucesso na amamentação”, destaca.
Glaucione acrescenta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde de vários países, entre eles o Brasil, reconhecem e incentivam a presença da doula, atuando também como agente inibidor da violência obstétrica e propagador de práticas não invasivas e humanizadoras da assistência ao parto.
Fonte: Decom/ALE/Juliane
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)