Quarta-feira, 25 de julho de 2012 - 11h36
Por atuarem na rotina orçamentária do Estado, o secretário adjunto da Seplan, Pedro Pimentel, acompanhado do gerente de Planejamento Governamental, aperfeiçoaram técnicas de trabalho por meio de treinamento realizado pela Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP), uma das instituições renomadas do País, atuante desde 1974.
O treinamento, que teve carga horária de 40 horas e realizado em Brasília, contou com instrutores reconhecidos internacionalmente como Paulo Henrique Feijó e Márcio Bastos, autores de diversas obras nas áreas de gestão de finanças públicas.
A busca pela atualização das técnicas irá contribuir para alcançar maior eficácia na elaboração de peças orçamentárias como o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), resultando na eficiência dos serviços públicos prestados em Rondônia. Os instrumentos administrativos são fundamentais para gerenciar e controlar aplicação dos recursos públicos e monitorar os gastos realizados pelo governo.
O treinamento contou com uma dinâmica intensa de exercícios com base em casos concretos, provas avaliativas, entre outros. Além das fases práticas, os gestores tiveram oportunidade de aprofundar conceitos e princípios que nortearam a formulação e implementação do atual arcabouço institucional e das práticas das finanças públicas no Brasil.
“A metodologia utilizada no curso esclareceu pontos importantes que a lei nem sempre deixa claro. Terminamos o curso com a certeza que poderemos contribuir bem mais, e com mais eficiência nos resultados das áreas de planejamento e execução de orçamento”, ressaltou Pimentel.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)