Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Funcionários do BB com chance de promoção estariam sendo preteridos por causa da ação de 7ª e 8ª horas


Denúncias passadas ao Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) dão conta de que alguns gestores estariam preterindo os assistentes do Banco do Brasil que tem chance de progressão na carreira porque estes trabalhadores fazem parte de algumas das ações de 7ª e 8ª horas que o Sindicato venceu, contra o banco, na Justiça Trabalhista.

De acordo com o diretor de Saúde do SEEB-RO, Cleiton dos Santos, essas informações passadas por funcionários do BB confirmariam que alguns assistentes, mesmo com chances reais de serem nomeados (promovidos) estão sendo ‘deixados de lado’ ou, de forma velada, ‘ignorados’ pelos administradores.

“Há uma forte suspeita de que os que foram nomeados, abrindo mão da ação de 7ª e 8ª horas, tenham sido coagidos por estes gestores”, menciona Cleiton.

Para o dirigente sindical essa é uma postura inadmissível. “O que nos surpreende é que essa conduta arbitrária e imoral esteja partindo exatamente de administradores que se dizem progressistas”, disparou.

O presidente do Sindicato, José Pinheiro, anunciou que essas denúncias serão apuradas e, caso haja a confirmação, o caso será levado a conhecimento do Ministério Público do Trabalho (MPT) e às instâncias superiores do Banco do Brasil.

A AÇÃO

O Sindicato, por meio do Assis & Fonseca Advogados Associados, ingressou com ação judicial de ação de 7º e 8º hora a favor dos assistentes do BB em Rondônia, ainda em 2012, para que o banco reduza a jornada de trabalho de oito para seis horas, sem redução de salários e que faça o pagamento do passivo dessas horas excedentes trabalhadas nos últimos cinco anos.

O banco perdeu em primeira instância (Tribunal Regional do Trabalho) e em segunda instância (Tribunal Superior do Trabalho – TST).

Os valores dos créditos referentes às ações já começaram a ser creditados nas contas correntes dos contemplados pela decisão judicial.

FONTE: RONDINELI GONZALEZ

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)