Quarta-feira, 14 de março de 2012 - 15h08
O maior evento de meio ambiente da Amazônia Legal acontece nesta quinta-feira (15) em Porto Velho. Secretários de Meio Ambiente dos noves Estados que compõe a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso, estarão reunidos com o objetivo de estabelecer a cooperação entre as ações ambientais e econômicas contribuindo para o desenvolvimento sustentável das populações amazônicas na busca da conservação florestal, proteção do clima e o fortalecimento da gestão ambiental. A solenidade de abertura será no Ministério Público (MP), às 9 horas, com a presença do governador Confúcio Moura.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Nanci Maria Rodrigues, explicou que será um momento de integração dos secretários de Estado, para discutir uma política única para Amazônia Legal com ações que respeitem as peculiaridades regionais.
Durante dois dias os nove secretários de Meio Ambiente irão debater temas de interesse da região. O primeiro ponto da pauta será para discutir a Lei Complementar 140, com a presença de Rodrigo Dutra, da diretoria de Proteção Ambiental do Nacional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Para participar das discussões com os secretários a Sedam solicitou do Ibama que convocasse todos os superintendentes do Ibama da Amazônia Legal.
Em seguida ocorrerão duas apresentações, sendo a primeira sobre com o tema “Ordenamento Territorial – Revisão do Zoneamento Sócio Econômico e Ecológico de Rondônia”, que será feita pelos técnicos da Sedam, Luiz Claudio Fernandes e Antônio de Melo Lisboa; e “Serviços Ecossistêmicos: Aspectos Técnicos Contábeis e Jurídicos”, com Shigueo Watanabi, diretor do Ibope Ambiental – São Paulo.
Para encerrar a programação do dia 15, os secretários de Meio Ambiente da Amazônia legal irão debate sobre Regularidade Ambiental.
No dia 16, será apresentando o “Plano Estadual de Governança Climática e Gestão da Produção Ecossistêmica do Estado de Rondônia”, com a palestra de Edjales Benício de Brito – Coordenador do Grupo de Trabalho Amazônico – GTA; e Projeto Carbono Surui, com o líder maior do povo Paiter Almir Naraymoga Surui.
Também realizadas discussões e aprovação das Propostas de Governo dos Estados da Amazônia Legal para a RIO + 20. No final do encontro será Elaborada a Carta de Rondônia, da 3ª Reunião do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal.
Fonte: Marilza Rocha
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)