Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

FIMCA forma primeiros Médicos Veterinários de Rondônia


  

FIMCA forma primeiros Médicos Veterinários de Rondônia  - Gente de Opinião
FIMCA forma primeiros Médicos Veterinários de Rondônia  - Gente de Opinião
FIMCA forma primeiros Médicos Veterinários de Rondônia  - Gente de Opinião
FIMCA forma primeiros Médicos Veterinários de Rondônia  - Gente de Opinião
FIMCA forma primeiros Médicos Veterinários de Rondônia  - Gente de Opinião

A FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho – diplomou na última  sexta-feira (04/12) os primeiros nove médicos veterinários formados no Estado de Rondônia. A solenidade de formatura da turma denominada “Os Pioneiros” foi realizada no auditório da instituição, presidida pela vice-diretora da FIMCA, Dra. Maria Sílvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes, com as presenças do diretor geral, Dr. Aparício Carvalho, da coordenadora acadêmica, professora Eliete Oliveira Mendonça, do coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Frank Murani Malaquias da Silva, além dos parentes e amigos convidados pelos formandos. 

A colação de grau se deu após o solene juramento de lealdade no exercício da profissão que agora vão exercer, conduzido pelo formando Vinícius Machado Magalhães. O momento foi vivido com particular emoção não só pelos recém-formados, como também por seus familiares, amigos, professores e componentes da mesa. 

O formando Rodrigo Antônio Golim foi homenageado como primeiro lugar da 1ª Turma de formandos do Curso de Medicina Veterinária da FIMCA, com uma placa e um diploma, entregues pelo Dr. Aparício Carvalho. 

Após a homenagem, o médico veterinário Rodrigo Antônio Golim procedeu a entrega do galhardete ao representante da próxima turma que irá se formar. Este ato representa a continuidade do compromisso da instituição em promover o conhecimento científico, realizando a cada semestre o sonho da conquista da formação superior. 

Pronunciamentos 

Em seu emocionado discurso de despedida, a oradora da turma, Adna da Silva Chaves relembrou os momentos de convívio na faculdade, agradeceu aos familiares, professores, coordenadores e a direção da FIMCA, reafirmando que se lançam aos desafios da profissão que abraçaram, confiantes na formação de qualidade que receberam e na capacidade pessoal que cada um tem para encontrar seu espaço no mercado de trabalho. 

Os professores Frank Murani, coordenador do curso, e Eliete Oliveira Mendonça, coordenadora acadêmica da FIMCA parabenizaram os recém-formados pela conquista e felicitaram os parentes e amigos pela importância do momento. 

Em seu pronunciamento, o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho disse que a instituição estava orgulhosa em apresentar para a sociedade de Rondônia, profissionais capacitados para exercer as suas atividades dentro do melhor padrão da medicina veterinária. “Em homenagem à primeira turma do Curso de Medicina Veterinária do Estado de Rondônia, que recebeu o apropriado nome de Os Pioneiros, e em reconhecimento ao meritório trabalho que vem desenvolvendo ao meu lado, na luta incessante em busca da excelência acadêmica da FIMCA, esta solenidade está sendo presidida pela Dra. Maria Sílvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes”, declarou. 

Ante os olhares atentos dos recém-formados e seus convidados, Dr. Aparício agradeceu a confiança que depositaram na FIMCA e conclamou aos novos médicos veterinários a não esquecerem a instituição. “Estamos concluindo as obras do nosso Hospital Veterinário, que está sendo edificado dentro nosso Campus, com arquitetura arrojada e depois de pesquisarmos os demais hospitais do gênero existentes no país, para que tenhamos o melhor, e esperamos contar com a presença de vocês como nossos futuros especialistas, mestres ou doutores”. 

Ao encerrar a cerimônia, a Dra. Maria Sílvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes também agradeceu a confiança dos alunos na instituição. “Sentimo-nos honrados quando vocês nos confiaram a administração do bem mais precioso que existe: os anos de suas vidas. Quase todos os bens e serviços podem ser devolvidos, se falhar, mas o tempo que vocês investiram em sua formação acadêmica e profissional não pode ser devolvido. Por isso é que nos sentimos tão responsáveis. E esperamos que tenham gostado e se beneficiado do tempo que passaram em nossa instituição. Esperamos que se lembrem de tudo o que aconteceu de bom e esqueçam, gradativamente, o que não tenha correspondido às suas expectativas. Não esqueçam que na faculdade, não são só os estudantes que aprendem, mas também os professores, os coordenadores e até nós da direção. E nos comprometemos de fazer com que esse aprendizado nos permita oferecer o melhor às futuras gerações de acadêmicos que nos procuram.” 

Ao concluir, ela fez ainda uma recomendação aos integrantes da turma Os Pioneiros. “Exerçam sua profissão com integridade moral e ética” e arrematou: “Como disse o grande poeta americano, Ralph Waldo Emerson: não siga o caminho traçado, vá aonde não há caminho e deixe a sua trilha. Por favor, encontrem seu destino e ajudem outros a encontrá-lo. Não sigam os sonhos de outros e sim seus próprios sonhos. E peço sinceramente: nunca deixem de fazer parte da família FIMCA.” 

Turma Os Pioneiros 

1. Adna da Silva Chaves
2. Diego Ricardo Yamamoto da Luz
3. José Eduardo Gisbert Bezerra
4. Juliana Maria Vasconcelos Grangeiro
5. Luiz Maia dos Santos
6. Marcelo Henrique Silva Siravegna
7. Moisés Ceobaniuc Batista de Oliveira
8. Rodrigo Antonio Golin
9. Vinicius Machado Magalhães

Fonte: Sergio Mello

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)