Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Fiero e Sebrae lançam o Projeto vencendo a crise com inovação


 
O lançamento do projeto Vencendo a crise com inovação, parceria Sistema Fiero e Sebrae/RO, aconteceu nesta segunda-feira, 28 de março, na Casa da Indústria. A iniciativa visa disponibilizar informações para empresários por meio de um conjunto de soluções específicas relacionadas à gestão, mercado e inovação proporcionando o fortalecimento das empresas e a permanência no mercado mediante ações como palestra; diagnósticos; consultorias; cursos; promoção do Pequeno Negócio e Pesquisa de Impacto.

O projeto, que tem como público alvo o microempreendedor individual; microempresas; empresas de Pequeno Porte e produtores rurais, reúne uma série de produtos do Sebrae no mesmo pacote que inclui a apresentação de conteúdos e ferramentas de planejamento, finanças, marketing e inovação, para que o empresário perceba que há medidas gerenciais que se adotadas, reduzem, e até neutralizam, os potenciais danos da crise, além de possibilitar oportunidades ao negócio.

Segundo o presidente da Fiero e do Conselho Deliberativo do Sebrae/RO, Marcelo Thomé, a ideia surgiu da necessidade de melhoramento da competividade do empresário rondoniense, em especial o do pequeno negócio. “O perfil dos empresários rondonienses é de uma pessoa aguerrida, conhecedora do seu negócio e empreendedora, mas carrega em si pouco conhecimento das ferramentas de gestão, de planejamento, controle financeiro e de marketing. Este projeto foi criado para mudar este cenário”, disse.

Para Thomé, o sucesso da iniciativa vai depender da confiança do empresário no projeto, pois o engajamento do setor produtivo é fundamental para agregar conhecimentos e condições para enfrentamento da crise e dela sair fortalecido. As ações começam por Porto Velho, e o passo seguinte é a interiorização para atender o máximo de empresas para o impacto possível em todo o estado.

A vice-presidente para Assuntos da Micro e Pequena Empresa de Rondônia, Helena Aparecida Mourão, afirmou que a sua missão é defender a micro e a pequena indústria, e cuja preocupação constante tem sido o atual cenário político e econômico do país, que está afetando empresas de todos os setores. “O Sebrae dispõe das ferramentas e condições para atender as demandas deste projeto que vai orientar e ajudar as micro e pequenas empresar a superar a crise e se manter no mercado”, garantiu.

Helena ressalta que este projeto nasceu da demanda apresentada para o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, que repassou a solicitação à equipe do Sebrae, que no próximo dia 12 de abril, ministra na Casa da Indústria, a palestra de Sensibilização e venda do programa com tema específico que leve o empresário a refletir sobre a importância e a necessidade de perceber as oportunidades que se apresentam em um cenário político-econômico instável.

O evento contou com a presença do senador Valdir Raupp, do vice-governador Daniel Pereira; do superintendente do Sebrae/RO, Valdemar Camata Junior; diretores e superintendentes do Sistema Fiero, empresários, lideranças sindicais, dentre outros convidados.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) realizou, nesta quarta-feira (17), a entrega do Título Honorífico de Honra ao Mérito à magn

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Com o objetivo de garantir melhores condições de acesso e fortalecer as ações de preservação ambiental, fiscalização e pesquisa desenvolvidas no Par

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)