Segunda-feira, 22 de abril de 2013 - 13h50
A ferramenta que promete revolucionar a comunicação no Estado rondoniense começa a ser implantada na capital. O Palácio Rio Madeira recebeu na última quinta-feira (18) a estrutura de cabeamento responsável por transportar toda a comunicação de dados produzidos na estrutura governamental.
A estrutura física que interliga a fibra ao Palácio está conectada, sua operacionalização começa a partir da instalação dos equipamentos técnicos. O prazo para essa fase do projeto é o final de abril.
Como explicou o governador Confúcio Moura, a Infovia disponibilizará internet de alta velocidade aos gestores públicos. Hospitais, escolas, delegacias, secretarias de estado, prefeituras, entre outros, poderão estar conectados.
A criação desse canal democrático de integração entre comunidade, cidadão e órgãos públicos, por meio de recursos avançados de tecnologia e acessibilidade, promove infraestrutura necessária para consolidação da sociedade informacional.
Infovia Rondônia
Em termos gerais, o Infovia Rondônia é uma rede de fibra ótica interligada entre os poderes estaduais e municipais que possibilita comunicação direta e de alta velocidade entre os agentes governamentais, população e parceiros conveniados.
O projeto atenderá todas as esferas do poder público em todos os municípios rondonienses. Porto Velho, Guajará-Mirim e Nova Mamoré estão em fase de implantação, os municípios interligados pela BR-364 serão os próximos.
Segundo o diretor-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Assuntos Estratégicos (Detic/Seae), Marcelo Braga, o Estado terá a oportunidade de fazer uma economia considerável no serviço de telefonia e internet com a implantação da infovia. Hoje, os gastos diretos de comunicação estão orçados em mais de R$ 9 milhões ano, incluindo telefonia fixa, links e interlan.
O governo de Rondônia, através da diretoria do Detic recebeu aporte financeiro do governo federal e estabeleceu acordos de cooperação técnica com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo federal, com as Centrais Elétricas Brasileiras – Eletrobras e com as Telecomunicações Brasileiras SA – Telebras para a execução do projeto.
Fonte: Decom
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)