Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

FCDL e prefeitura analisam projeto de padronização calçadas


 
A Avenida Sete de Setembro, onde fica o mais antigo centro comercial de Porto Velho, terá suas calçadas padronizadas, desde a avenida Farqhuar até a Brasília, numa extensão de 1.380 metros. O projeto da obra foi apresentado pelo prefeito da Capital, Roberto Sobrinho, e o vereador e presidente da Emdur, Mário Sérgio, nesta semana, para lojistas da avenida, em reunião promovida pela Federação das Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL) de Rondônia. O assunto voltará a ser discutido em um novo encontro entre lojistas e o prefeito, marcado para 29 de abril, na sede das lojas Milas, em horário ainda a ser definido e participação aberta aos interessados.

“Além do embelezamento e valorização do centro histórico da cidade, a padronização das calçadas também vai dar melhores condições de locomoção para portadores de deficiências físicas, idosos e crianças - o que atende a uma exigência legal, e vai contribuir para melhorar o movimento nas lojas”, explica a presidente da FCDL, Joana Joanora das Neves.

Principal via do centro histórico de Porto Velho, a Sete de Setembro ocupa uma localização privilegiada, com a disponibilidade de agências bancárias e a proximidade com pontos turísticos como a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e o próprio rio Madeira, por isso há a necessidade de tornar a avenida mais bonita e mais acessível para a população, segundo Joana Joanora. Posteriormente serão padronizadas calçadas de outros trechos da avenida.

O projeto de padronizaçao apresentado aos lojistas pelo prefeito permitirá que o pedestre caminhe em toda a extensão do trecho entre a Farqhuar e a Brasília sem topar com qualquer obstáculo, atendendo aos padrões de acessibilidade exigidos por lei.

Joana Joanora das Neves lembra que a padronização da Sete de Setembro é uma reivindicação antiga dos comerciantes, que ganhou o apoio da Federação do Comércio e Turismo de Rondônia (Fecomércio), Federação das Associações Comerciais de Rondônia (Facer), Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Federação da Micro e Pequena Empresa- FEEMPI/SIMPI e do Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) e foi acatada pelo prefeito.

Fonte: Ana Aranda – DRT/RO 016
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)