Terça-feira, 6 de março de 2012 - 12h22
Outro assunto que mobilizou a atenção na Câmara Municipal de Porto Velho, durante a sessão de segunda-feira, foi o problema da falta de médicos nos distritos da Capital, onde enfermeiros realizando trabalho clínico, receitando medicamentos e solicitando exames laboratoriais.
A denúncia foi feita pela vereadora Ellis Regina (PC do B) se referindo ao Distrito de Alto Alegre do Abunã “mas que também vem ocorrendo em quase todos os distritos de Porto Velho” afirmou. Muito aparteada, ouviu explicações da vereadora Mariana Carvalho (PSDB), que é médica e do vereador Sid Orleans (PT) que é enfermeiro, de que este profissional tem competência técnica e habilitação profissional para, na ausência de médicos, exercer essa atividade.
Ramiro Negreiros (PMDB) que presidiu parte da sessão, falou de haver testemunhado doentes que utilizam medicação controlada, vindo dos distritos atrás de atendimento em Porto Velho por não haver profissionais atendimento nem medicamentos nos distritos.
Sid Orleans, que já foi secretário municipal de saúde, aproveitou para explicar que recente concurso público aprovou vários profissionais de medicina que serão brevemente chamados a tomar posse dos seus cargos. E que o chefe do executivo deverá enviar, o mais rápido possível, projeto de lei criando uma gratificação de localidade para aprovação da Casa de Leis.
- Essa gratificação para contratos de 20 e de 40 horas é o instrumento de atração para que os médicos se disponham a trabalhar nos distritos, explicou Sid Orleans. Ele reconhece que a dificuldade é antiga e a solução é complicada pois os médicos preferem atuar em locais com melhor condições de moradia e trabalho.
Fonte: Osmar Silva
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)