Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Expo Peru: Governador destaca comércio exterior


Autoridades brasileiras e peruanas se reuniram na manhã desta quinta-feira (9) em Porto Velho na abertura da Expo Peru Amazônia 2012, evento internacional que visa à exposição de produtos e serviços dos dois países e consequentemente o fortalecimento do intercâmbio comercial entre empresários dos dois países. O governador Confúcio Moura participou da abertura do evento e ressaltou a importância econômica dessa parceria.

Rondônia é o segundo estado brasileiro e receber a Expo Peru, o primeiro evento foi realizado em São Paulo. A intenção do governo do Peru e do Brasil é criar um intercâmbio comercial entre os dois países e Rondônia que fica em uma região estratégica tem muito a oferecer aos consumidores peruanos.

O governador Confúcio Moura agradeceu a presença das autoridades e empresários peruanos que se deslocaram de seu país para conhecer o estado de Rondônia. “Eu, particularmente, me encanto com a história e a geografia singular do Peru, mais de 120 mil brasileiros visitam o Peru por ano”, disse. O governador também ressaltou a importância dessa aproximação de política de vizinhança em seu discurso.

Na oportunidade, o governador homenageou o empresário rondoniense Luiz Tourinho, um dos pioneiros na defesa da construção de uma estrada ligando o Brasil com os portos peruanos do Oceano Pacífico.

O ministro do Comércio Exterior e Turismo do Peru, José Luis Silva Martinol, também falou da importância dessa parceria comercial entre o estado de Rondônia e Peru e apresentou alguns dados que comprovam as vantagens comerciais. “Começamos a escrever uma nova história, de intercâmbio cultural e econômico entre Brasil e Peru”, afirmou.

Para o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Gustavo Fontenele, “ter o Peru como parceiro estratégico é um privilégio para o Brasil”, lembrou o representante do governo federal, citando “a riquíssima história peruana e as excelentes oportunidades de negócios oferecidas por este país”.

O secretário da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Social de Rondônia (Sedes), Edson Vicente, afirmou que “a partir de agora, começam a ser promovidos negócios que irão garantir que nossos caminhões partam carregados do Brasil e possam voltar também carregados de produtos peruanos”, disse.

Várias autoridades participaram da abertura do evento, entre eles o senador Valdir Raup, a deputada federal Marinha Raup, o cônsul peruano da embaixada brasileira, Jésus Carranza, além de cerca de 150 empresários brasileiros e peruanos.

Programação

Durante todo o dia, serão realizadas rodadas de negócios com a presença de empresas peruanas dos mais diversos setores, em contato direto com os empresários brasileiros. A programação seguirá à noite, com a realização do coquetel Peru Mucho Gusto, às 20h, com destaque para a gastronomia peruana e exposição de peças representativas da cultura do país andino.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)