Quinta-feira, 26 de julho de 2012 - 20h18
Terminou na tarde de quinta-feira, em Vilhena, o ciclo de reuniões com empresários do interior do Estado que debateu a realização da 1ª Expo Peru da Amazônia e a participação do Estado e dos entes representativos comerciais na rodadas de negócio com os empresários peruanos.
A presença dos empresários foi dentro das expectativas e o objetivo dos encontros foi alcançado: conscientizar da necessidade de participação na Expo Peru e manutenção de uma parceria permanente de negócios com o País vizinho, através da Estrada para o Pacífico (Interoceânica).
Participaram da reunião o superintendente da Fecomércio-RO, Rubens Nascimento, o governador Confúcio Moura, e representantes do Consulado peruano, da Facer, e Fiero. Durante dois dias a caravana se reuniu com empresários dos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Jaru e Vilhena.
Um dos temas polêmicos levantado na reunião pelo empresário João Gonçalves, presidente do Sinalimentos, sindicato filiado à Fecomércio-RO, é questão aduaneira e barreiras fitossanitárias. “São gargalos que precisam ser resolvidos, pois poderão inviabiliza todo esse projeto de expansão comercial entre Rondônia e Peru”, avaliou o empresário.
“Nossa estratégia surtiu efeito. Conseguimos fazer com que o empresariado enxergasse com outros olhos a Expo Peru, acima de tudo uma oportunidade única de negócios com um mercado altamente promissor”, avaliou Rubens Nascimento e um dos organizadores do encontro. O representante lembrou ainda que o interesse do Peru nos produtos brasileiros está principalmente nos grãos e carne bovina.
A Expo Peru da Amazônia 2012 será realizada no próximo dia 9 de agosto, no Aquarius Selva Hotel e contará com a participação de 150 empresários peruanos. Segundo o Governo do Estado, já confirmaram presença no evento, todos os governadores dos estados da Amazônia e também os ministros de Estado do Peru, do Comércio Exterior, Turismo e Transporte.
Fonte: Marcos Santana
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)