Porto Velho (RO) domingo, 7 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Expectativas para o mercado em 2018



O Sebrae Nacional elaborou um relatório especial sobre os negócios promissores em 2018. As referências foram baseadas na visão das principais autoridades no tema: o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central do Brasil (Bacen). As características para análise levam a premissas nas quais a economia deve registrar apenas uma ligeira expansão em 2017 (+1%) e taxas um pouco melhores nos anos seguintes, entre 2,5% e 2,8% ao ano. As taxas de crescimento do país devem ainda ficar abaixo da média mundial. A dificuldade de corrigir desequilíbrios do setor público e o adiamento de reformas necessárias para uma retomada do crescimento são responsáveis pelo tímido desempenho. As oportunidades de negócio no mercado interno, em 2018, tendem a ser um pouco melhores do que no período dos últimos três anos, embora mais limitadas que as taxas de crescimento mais expressivas registradas antes da crise econômica.

O relatório do Sebrae apresenta uma análise dos mercados no exterior com maior chance de expansão, por meio da identificação das economias com maior expectativa de crescimento econômico. A média anual para a taxa de crescimento da economia global em 2018 é de 3,7%, a América Latina e a região do Euro apresentam índice de 1,9% se o Brasil confirmar  projeção entre 2,5% e 2,8% ao ano. Não deixa de ser animador, mas seria melhor se estivéssemos no patamar dos países emergentes da Ásia, que aparecem na previsão de desenvolvimento em 6,5%.

O Brasil está com uma perspectiva de forte processo de formalização de negócios, dando sequência ao que vem ocorrendo na economia brasileira nos últimos anos. O Sebrae reserva uma atenção em capacitar esses novos empresários, principalmente os microempreendedores individuais (MEIs), para que não se tornem inadimplentes quanto à tributação no imposto Simples.

O relatório analisou algumas das principais variáveis que tendem a influenciar os pequenos negócios em 2018. Conforme descrito no capítulo 5 da publicação: “Com a queda dos níveis de inflação no último ano, o rendimento médio dos trabalhadores passou a se recuperar em termos reais. Por exemplo, na comparação da média de setembro, outubro e novembro de 2017 com mesmo período de 2016, o rendimento médio apresentou aumento real de 2,8%. A manutenção da inflação em níveis baixos ao longo de 2018 tende a favorecer a paulatina recuperação de consumo das famílias. Estudos indicam que em 2018 é possível que o número de novas ocupações seja destaque no mercado de trabalho, crescendo a uma taxa superior à do rendimento médio real dos trabalhadores”.

Depois de analisar o relatório, os analistas do Sebrae/RO esperam pela possibilidade de que nossos números sejam promissores baseados na safra agrícola de 2017/18 e no comportamento do mercado.

Para saber mais, envie mensagem pelo WhatsApp para o número (69) 98130-5656 ou fale com a Central de Atendimento no 0800 570 0800.

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

A experiência na condução da Segurança Pública de Rondônia e o conhecimento dos desafios enfrentados diariamente pelas forças policiais no combate à

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

A parlamentar destacou sua atuação nas articulações em Brasília desde 2023 e reafirmou o compromisso de continuar destinando recursos para fortalece

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu, nesta quarta-feira (3), autoridades do Departamento de Beni, na Bolívia, para uma reunião in

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Gente de Opinião Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)