Segunda-feira, 2 de março de 2009 - 10h23
O Instituto Federal de Educação Tecnológica de Rondônia promove, nesta segunda-feira (2), aula inaugural da Escola Técnica Federal de Ji-Paraná, primeira das cinco unidades previstas para funcionar no Estado a iniciar suas atividades. A aula acontece no auditório da empresa Eucatur, e segundo o professor Raimundo Jimenez, reitor do Instituto, o evento marca o início das atividades da escola na região.
A senadora Fátima Cleide (PT-RO), que no orçamento da União para 2009 manteve emenda de bancada no valor de R$ 12 milhões e 295 mil para investimento nas unidades de Rondônia, participa do evento. A emenda é uma complementação aos recursos já alocados pelo Ministério da Educação para o ensino profissionalizante e técnico em Rondônia. Os recursos disponíveis não são suficientes, então defendemos a emenda, diz a senadora.
A escola de Ji-Paraná começa a funcionar este ano, em prédio cedido pelo governo do Estado, mas esta estrutura será ampliada e reformada. Nessa obra, o governo federal irá investir R$ 4 milhões e 300 mil, disse a senadora. 280 alunos irão cursar Informática, Móveis e Florestas, e no ano que vem o IFET irá instalar curso superior na Escola Técnica de Ji-Paraná.
Rádio Rondônia
Em entrevista à Rádio Rondônia de Ariquemes, na sexta-feira, a senadora Fátima disse que em Ariquemes está sendo fechado um convênio entre os Ministérios da Agricultura e Educação para que a Escola Média de Agricultura Regional da Ceplac, Emarc, passe a funcionar como escola técnica federal, sob a responsabilidade do Ministério da Educação. Já existem mais de R$ 3 milhões disponíveis para implantar esta unidade.
Sobre a escola de Vilhena, a senadora disse que o projeto arquitetônico está concluído, e em breve será publicado edital de licitação da obra, a ser construída em terreno doado pela prefeitura. Na região serão oferecidos os cursos de Eletromecânica, Edificações, Informática e Gestão de Agronegócio, este de nível superior.
Com mais a unidade de Porto Velho e de Cacoal Rondônia dará um salto importante na formação de jovens, que serão capacitados em cursos que atendem a vocação da região, sem precisar estudar fora. Estou muito feliz com o encaminhamento do processo de instalação das escolas técnicas em meu Estado, disse Fátima ao programa O povo e a verdade, apresentado por Ricardo Schwantes.
Fonte: Mara Paraguassu
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Dia Internacional do Leite destaca importância da cadeia produtiva para a economia de Rondônia
Celebrado mundialmente em junho, o Dia Internacional do Leite chama atenção para a importância de uma das principais atividades da agropecuária e

Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal
O advogado e pré-candidato a deputado federal Célio Lopes (União Brasil) lança, nesta terça-feira, 23, o manifesto “Perto de quem espera”, documento

Oficina Elas por Elas reúne mulheres em Ji-Paraná para dois dias de formação política
O PT de Rondônia realizou no município de Ji-Paraná, no último final de semana (20 e 21.06), a Oficina Elas por Elas – Por mais Mulheres na Política
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)