Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Esclarecimento de dúvidas marca visita de prefeito eleito de Porto Velho ao TCE/MPC


 Esclarecimento de dúvidas marca visita de prefeito eleito de Porto Velho ao TCE/MPC - Gente de Opinião

 

Esclarecimento de dúvidas e aconselhamento sobre questões e entendimentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO) a respeito de procedimentos relativos à administração pública marcaram a visita protocolar realizada pelo prefeito eleito de Porto Velho, Hildon Chaves, à Corte de Contas nesta terça-feira (1º).

 

Na ocasião, o futuro prefeito foi recebido pelos conselheiros Edilson de Sousa (presidente do TCE-RO), Wilber Coimbra (atual relator das contas do município de Porto Velho), Francisco Carvalho (futuro relator das contas da capital), José Euler Potyguara, Valdivino Crispim, Paulo Curi e Benedito Alves, juntamente com o procurador-geral do MPC-RO, Adilson Moreira de Medeiros.

 

Além de comentar sobre as eleições municipais, encerradas no último domingo e das quais saiu vitorioso, Hildon disse de sua disposição para enfrentar os desafios que terá à frente da administração da capital, especialmente em áreas cruciais, como educação, saúde, obras, infraestrutura.

 

Citou também situações específicas que são alvo de fiscalização por parte do TCE e do MPC, a exemplo de licitações, compras governamentais e as áreas de planejamento e pessoal. “Tenho plena convicção que posso fazer uma gestão diferenciada em favor de Porto Velho”, disse o recém-eleito prefeito.

 

QUESTIONAMENTOS

 

Além de esclarecer dúvidas e questionamentos apresentados pelo futuro prefeito, os conselheiros e o procurador-geral do MPC, com base em entendimentos firmados pela Corte de Contas, fizeram recomendações relativamente a demandas e procedimentos administrativos necessários a fim de garantir a máxima lisura possível aos atos realizados pela administração da capital, em obediência aos princípios administrativos e constitucionais.

 

Nesse sentido, destacaram a importância da participação de integrantes da equipe de transmissão de mandato do futuro prefeito de Porto Velho no Seminário de Transição de Governo Municipal, que o TCE vai realizar no próximo dia 8, em seu auditório, destinado a todos os gestores (eleitos e atuais) e suas equipes de trabalho.

Ainda na questão da orientação, foi mencionado outro evento importante: o Abrindo as Contas, que será realizado no primeiro trimestre de 2017 com foco no repasse de informações e orientações aos gestores públicos municipais em início de mandato. Fonte: Ascom TCE-RO


Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou em dois turnos, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/2026, encaminhada

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado, com cópia à Secr

Deputado Alex Redano acompanha entrega de 11 toneladas de condicionadores de solo para produtores rurais de Ariquemes

Deputado Alex Redano acompanha entrega de 11 toneladas de condicionadores de solo para produtores rurais de Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), acompanhou na Sexta-feira (12), da entrega de 11 toneladas de condicionadores de solo que irão benef

Deputada Ieda Chaves destina R$ 500 mil para o Circuito Rondônia de Pesca Esportiva em Guajará-Mirim

Deputada Ieda Chaves destina R$ 500 mil para o Circuito Rondônia de Pesca Esportiva em Guajará-Mirim

No último sábado (13), a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) participou da etapa de Guajará-Mirim do Circuito Rondônia de Pesca Esportiva,

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)