Quinta-feira, 29 de maio de 2014 - 13h20
Preocupada com a qualidade da aprendizagem, bem como com o baixo rendimento escolar, a deputada Epifânia Barbosa (PT) solicitou ao governador Confúcio Moura a implantação da obrigatoriedade de exames oftalmológicos e auditivos, assim como a garantia de próteses, aos alunos da rede estadual de ensino. A proposição parlamentar foi aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa e enviada ao chefe do Executivo, com cópia para a Secretaria de Estado da Saúde para a tomada de providências.
Epifânia destacou que está previsto no decreto presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, no inciso I do artigo 4º, que a avaliação clínica deverá atender aos alunos das escolas com adesão ao Programa Saúde na Escola com exames oftalmológicos e auditivos, tendo como objetivo contribuir para a garantia de direitos dos estudantes, propiciando a melhoria do ensino-aprendizagem, além de promover a prevenção de doenças e agravos, identificação e correção de problemas visuais e auditivos em educandos matriculados a rede pública de ensino da educação básica.
Por conta disso, a deputada do PT encaminhou o pedido de providências ao governador do Estado. Segundo ela, o aluno com comprometimento auditivo e visual se sente inferiorizado em decorrência das dificuldades encontradas no seu aprendizado ao ponto de, muitas vezes, abandonar os estudos.
“Pesquisas mostram que a grande maioria dos casos de baixo rendimento escolar estão ligados a alguma deficiência, dente elas, problemas oftalmológicos ou auditivo. Nossa intenção é encontrar meios para reduzir as taxas de evasão e repetência de alunos e, consequentemente, favorecer o desempenho diário por meio da promoção da autoestima, na inserção social e na qualidade de vida, dos estudantes da rede estadual de ensino”, argumentou Epifânia Barbosa.
Fonte: Carlos Neves
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)