Quinta-feira, 4 de julho de 2013 - 10h20
O empresário Ronaldo Marciano, diretor do Sindicato das Empresas de Transporte (SET) de Porto Velho, que congrega a Três Marias e a Rio Madeira, as duas que transportam o porto velhense todos os dias, diz que a situação das empresas do transporte coletivo é de cintos apertados, mas que, mesmo assim, " o sacrifício tem valido a pena". Porque, destaca, antes de tudo, passagem mais barata é uma parceria importante com a comunidade. Mesmo sem qualquer reajuste desde janeiro de 2011 (portanto, há mais de 30 meses), Ronaldo diz que há questões importantes, que precisam ser lembradas. Uma delas é que o terceiro reajuste salarial que os motoristas e cobradores recebem, sem que a passagem tenha subido. Mas disse mais: que a negociação deste ano, já fechada e acordada, envolveu muito esforço e boa vontade das empresas e o apoio consciente do sindicato da categoria. Tudo resultou num percentual de aumento de salários entre os mais altos do país. "Estamos tentando manter todo o serviço, mesmo sem reajuste no preço da passagem e mesmo com nossos custos cada vez mais altos", sublinhou o empresário, destacando ainda que nem os índices inflacionários foram agregados ao valor da tarifa.
Para que as empresas não se tornem inviáveis e possam continuar não só segurando o custo da passagem para o usuário, contudo, o Sindicato das Empresas de Transportes (SET) destaca que é vital que a Prefeitura participe do esforço. A exemplo do que está sendo feito por Prefeituras do país inteiro, para ajudar no controle do preço do transporte, a de Porto Velho precisa ser parceira das empresas e dos usuários, renunciando ao menos ao ISS. Com o fim dessa taxa, que chega a 5% sobre a receita bruta das empresas de ônibus e outros benefícios e subsídios estaduais e federais, será possível manter o preço da passagem, dentro de um patamar que possa sustentar a existência das empresas e beneficiar o usuário.
"Queremos estar ao lado da população, como sempre o fazemos. E, se tivermos o apoio da Prefeitura, podemos continuar prestando nossos serviços da melhor forma que pudermos e com o menor custo possível", destacou o empresário.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)