Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Empossados membros Conselho de Políticas sobre Drogas



O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, empossou na tarde desta segunda feira (28), os integrantes do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad). A solenidade aconteceu no Teatro Banzeiros e contou com a presença de diversas autoridades, além de representantes de entidades que trabalham na recuperação de dependentes químicos, estudantes e membros de igrejas evangélicas e católica. O coordenador de políticas públicas para a juventude, Samuel Pessoa, foi empossado como presidente do Comad.

Roberto Sobrinho destacou várias ações que a prefeitura vem fazendo no enfrentamento às drogas e como sua gestão vem atuando na prevenção. Ele citou como exemplo a Jornada Ampliada, que mantém as crianças na escola no horário em que não está estudando, com a finalidade de transmitir outros conhecimentos e envolvê-las em práticas esportivas, tirando-as da situação de vulnerabilidade social.

Também mereceram destaques por parte do prefeito, a criação do Centro de Apoio Psicossocial (CAPs), que atualmente atende cerca de mil dependentes químicos, sendo que desse total, 150 são crianças com idades a partir de 12 anos, e unidade para tratar mulheres que sofrem de dependência de drogas, em parceria com a Casa Família Rosetta. “Isso demonstra ações e não apenas discursos para enfrentar esse grave problema social”, enfatizou.

O prefeito declarou que o Município está fazendo a sua parte, mas “é preciso a união de todos os segmentos. Precisamos atuar com inteligência, de forma articulada e organizada para o enfrentamento às drogas. Roberto Sobrinho ainda mencionou o projeto Nós na Prevenção, liderado pela Coordenadoria de Juventude, que vai formar jovens multiplicadores para atuarem em suas comunidades.

Ele agradeceu e enalteceu o apoio de todas as entidades que de forma direta ou indireta contribuíram para que o Comad se tornasse uma realidade. “É uma causa muito justa impedirmos que nossos filhos sejam envolvidos com as drogas”, disse o prefeito emocionado e acrescentou que o Comad vai fortalecer o trabalho que a prefeitura já vem desenvolvendo. Em seguida, assinou o decreto nº 11.992, de 21 de fevereiro de 2011 e empossou os membros do Comad.

Juventude

Samuel Pessoa, um dos articuladores da criação do Comad, enalteceu o apoio recebido do prefeito Roberto Sobrinho, da primeira dama, Lucilene Peixoto (que também foi empossada como uma das conselheiras) e da chefe de gabinete do prefeito, Mirian Saldanã. “Droga é um problema de toda a sociedade. Não basta somente a boa vontade dos governantes”, disse.

Lucilene Peixoto lembrou das primeiras reuniões que participou com objetivo de formarem o Comad. Agradeceu o empenho de todos e sugeriu a inclusão no Comad de um representante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher. Ao enfatizar a importância da criação de redes para enfrentar problemas como as drogas, ela enfatizou: “Que essa rede embale o sonho de um Município melhor, um Município sem drogas”.

O presidente do Conselho Estadual Sobre Drogas, João Henrique Rodrigues, parabenizou o prefeito Roberto Sobrinho pela iniciativa e elogiou a integração entre o poder público municipal e a sociedade civil organizada. O presidente da Câmara de Porto Velho, vereador Delson Moreira (pastor Delson), também empossado como conselheiro enfatizou ser necessário conscientizar a juventude sobre o perigo das drogas. Outro membro do comad, professor universitário Josenir Dettoni (Unir) declarou: “Hoje é um dia de esperança. Estamos reunidos para construirmos um caminho de luz com mais conhecimento e sem preconceito”.

Homenagem

Após a posse dos conselheiros, o presidente dos Alcoólicos Anônimos, José da Silva, homenageou o prefeito Roberto Sobrinho, entregando-lhe um exemplar da revista Vivência, que fala sobre a mensagem dos grupos que tratam pessoas dependentes de álcool.
 

Membros do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas,
representantes da Prefeitura de Porto Velho:


Francisca Rodrigues (titular/Semusa) e Ademitr Pereira (suplente/Caps);
Fabrízia Maria Roque (titular) e Valdenir Assunção da Silva (suplente), ambos da Semes;
Semed – Adriana Oliveira da Silva (titular) e Valdete da Silva Leite (suplente;
Defesa Civil – Reinaldo Raimundo da Silva (titular) e Natanael Castro Moura (suplente);
Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres – primeira dama Lucilene Peixoto dos Reis (titular) e Mara Regina Oliveira Araújo (suplente);
Fundação Iaripuna – Francisco Gregório da Silva (titular) e Regina Coeli Lopes (suplente);
Semas – Hiata Souza Silva (titular) e Edimar Vieira Passos (suplente);
Procuradoria Geral do Município (PGM) – Moacir de Souza Magalhães (titular) e Arlindo Carvalho dos Santos (suplente);
Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude – Samuel Pessoa da Silva (titular) e Israel Trindade Lourenço (suplente);
Conselho Tutelar – Angela Fortes (2º conselho/titular) e Francisco Chaves de Lima (1º conselho/suplente);
Câmara Municipal – Vereador Delson Moreira Júnior (pastor Delson/titular) e vereador João Bosco da Costa (suplente);
Sempla – Antônio Torres (titular) e Sara Esdras Sczczepaniak (suplente);
Representantes da sociedade civil organizada
OAB/RO – Cristian José de Souza Delgado (titular) e Stefano José do Nascimento Rodrigues (suplente);
Conselho Regional de Psicologia (CRP) – Ana Maria Pereira dos Santos (titular) e Claudiana Linhares Almeida (suplente);
Conselho Regional de Assistência Social (CRESS) – lizane Espíndola Coelho (titular) e Anastácia Schwamback (suplente);
Sindicato dos Jornalistas (Sinjor) – Luzineide Alves Silva Costa (titular) e Antônio Roque Ferreira (suplente);
Entidades com trabalhos na área de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social de usuários de drogas:
Organização Cidadania Ativa (OCA) – Douglas dos Santos Laudiauzer (titular) e Caroline de Oliveira Calegário (suplente);
Centro Masculino de Dependentes Químicos Refúgio Canaã (FUNDAD) – Ronny Paulo Gonçalves (titular) e Luiz Marcos Pinto de Oliveira (suplente);
Associação Casa Família Rosetta – Sérgio Surace (titular) e William Cristian da Silva (suplente);
Representantes de Instituições de Ensino Superior:
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Josenir Lopes Dettoni (docente/titular) e Luciano Henrique da Silva Costa (dicente/suplente);
Representantes do setor empresarial
Eletrobrás Distribuição Rondônia – Janes Júlio de Campos (titular); Tânia Maria Toso (suplente);
Representantes do Movimento Popular
Maria Clarice Alves Braga (projeto Educação Cidadã/titular) e Rogégio Danin Rodrigues (MNMMR/suplente);
Representantes da classe dos trabalhadores
Orlando Francisco de Souza (Sindur/titular) e Maria Gerusa da Silva Souza (CUT)/suplente).


FONTE:
 Augusto José
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)