Porto Velho (RO) domingo, 28 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Embrapa Rondônia discute parceria com governo


Em continuidade às discussões sobre a parceria com o governo do Estado, visando o desenvolvimento da agropecuária em Rondônia, o chefe-geral da Embrapa Rondônia, César Teixeira, reuniu-se nesta quarta-feira, 8, em Porto Velho, com o secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Alessandro Braga, e o gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria, Francisco Maciel. Gente de Opinião

Durante a reunião, o chefe-geral enfatizou a importância do apoio do governo para a ampliação e manutenção de vários serviços e atividades que a Embrapa presta a Rondônia, entre eles a continuidade dos trabalhos nos campos experimentais localizados em Presidente Médici e Machadinho d’Oeste, além da construção do prédio do Laboratório de Qualidade do Leite.

César Teixeira relembrou que um documento com as propostas de fortalecimento da parceria foi entregue em 2011 ao governo atual, e que algumas outras propostas já vinham sendo discutidas desde o governo anterior. Segundo ele, o Laboratório de Qualidade do Leite já deveria estar funcionando. Para isso, a construção do prédio e a compra de alguns equipamentos ficaram sob a responsabilidade do governo do Estado.

A Embrapa comprometeu-se com a cessão da área, em regime de comodato, para a instalação do mesmo; disponibilização de profissionais da área de pesquisa e química para atuação no laboratório e compra de equipamentos de alta tecnologia. “Quatro equipamentos, importados da Noruega e da Holanda pela Embrapa, custaram em torno de 4 milhões de reais e a garantia deles pode ser perdida devido ao não uso dos mesmos”, acrescentou o chefe-geral.

Porto Velho é um dos cinco pólos nacionais apontados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a instalação do Laboratório de Qualidade do Leite. Através dele, que atenderá toda a Amazônia Ocidental, serão realizadas as análises do leite produzido nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Acre, Amazonas e Roraima atendendo exigências estabelecidas pelo Mapa.

Campos

Quanto aos campos experimentais, a Embrapa aguarda o apoio do governo para a manutenção das áreas, visto que numa reunião realizada em julho do ano passado, da qual participaram o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes; o governador Confúcio Moura; senadores e deputados de Rondônia, o governo mostrou-se comprometido com o fortalecimento da agropecuária no Estado e solicitou uma proposta da Embrapa para tal.

O secretário de Planejamento, Alessandro Braga, disse que vai analisar o andamento do que já foi conversado e acordado em termos de parceira com a Embrapa e, ainda, agendar uma reunião com os secretários das pastas relacionadas aos temas para tratar dessas questões e de outras ações futuras com a Embrapa.

Fonte: Kadijah Suleiman

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)