Quinta-feira, 3 de dezembro de 2009 - 11h11
O profissional de nutrição é capacitado para garantir a segurança alimentar evitando possíveis infecções ao adotar e orientar sobre as melhores práticas na cozinha
Já está em vigor a Lei 2195/2009 de autoria do deputado estadual Wilber Coimbra (PSB) que obriga os restaurantes, bares, lanchonetes e similares que atendem mais de 30 mesas a contratarem um nutricionista. Esses profissionais ficarão responsáveis pela qualidade e análise dos alimentos colocados para consumo dos clientes dos estabelecimentos. A Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de Rondônia nesta quarta-feira (02/12).
“É incontestável a importância da alimentação saudável, completa, variada e agradável ao paladar para a promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas. Com a promulgação desta Lei, estamos oferecendo mecanismo importante para que a população tenha garantia de qualidade do alimento que consome nos mais diversos estabelecimentos de nosso Estado”, argumenta o parlamentar.
Em sua justificativa quando apresentou o projeto, Wilber salientou que somente um nutricionista tem a capacidade adequada para distinguir os alimentos próprios para consumo, a forma correta para armazenamento e preparo dos alimentos, a maneira mais eficiente de evitar desperdícios e técnicas para aproveitá-los com todas as suas propriedades.
De acordo com a Lei, o profissional de nutrição também ficará responsável em acompanhar com rigor técnico todo o processo, desde a compra do produto até seu preparo, atestando assim, a qualidade e procedência do alimento. “A saúde de nossa população vem em primeiro lugar, portanto essa é uma Lei que prima pelo bem público e a saúde coletiva. Nada mais correto que cuidarmos de nossa alimentação e do que ingerimos nesses estabelecimentos”, complementa o deputado.
Fonte: Ana Cristina Barros
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)