Quarta-feira, 17 de junho de 2009 - 19h37
Capacitação Descentralizada sobre Deficiência Mental e Transtornos Invasivos do Desenvolvimento será o tema abordado no curso
A Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Educação e a da Divisão de Educação Especial firmou uma parceria com Centro Ann Sullivan do Brasil - Rio de Janeiro, para uma capacitação sobre inclusão dos alunos com necessidades especiais da rede de educação municipal, seguindo o Planejamento Estratégico Participativo da secretaria, considerando as recomendações da Política Nacional da Educação Especial.
O objetivo do curso é preparar os profissionais em educação do município para um atendimento mais qualificado aos alunos com deficiência mental e transtornos invasivos do desenvolvimento, garantindo o acesso, o espaço e a permanência no processo educacional inclusivo de qualidade. O curso será ministrado pelo Centro Ann Sullivan do Brasil - Rio de Janeiro, que tem como finalidade proporcionar serviços de assistência educacional com ênfase dos portadores de autismo, retardo mental, problemas de conduta e síndromes co-relatadas, buscando sua integração à comunidade. Através do curso os professores obterão informações e conhecimentos específicos necessários ao acompanhamento dos alunos com necessidades especiais.
Atualmente a rede municipal de educação atente, no ensino regular e na educação de jovens e adultos, estudantes que apresentam a Síndrome de Down, deficiências visual e auditiva, autismo leve entre outras. Segundo o censo escolar 2008, o número de alunos com necessidades especiais atendidos na rede pública municipal de ensino é de 324. A proposta é investir na capacitação dos profissionais em educação, buscando a melhoria do atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais.
O curso terá uma carga horária de vinte horas, no período de 18 a 20 de junho, no horário de 8h as 12h e das 14h às 18h, no auditório da FATEC.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)