Porto Velho (RO) quarta-feira, 24 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Designers da movelaria italiana vem a Porto Velho


Capacitar e qualificar a mão de obra da marcenaria rondoniense, usando a matéria prima regional é um dos objetivos do evento que trará a Porto Velho, no período de 23 a 26 de setembro, dois profissionais de uma das maiores escolas de designer do mundo, a Poli.designer, da Itália.

MatteoIngaramo, representante da presidência da Poli.designer e Arturo dell’AcquaBellavitis, presidente da Escola de Designer Politécnica de Milão, chegam a Porto Velho acompanhados por Eugênia Chiara, consultora para projetos no Brasil.

Eles vem, para em parceria com o governo do Estado, desenvolver um projeto criando um designer para o mobiliário rondoniense e uma marca regional. A oportunidade de parceria teve início em abril último, quando a convite da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação da Indústria de Rondônia (Fiero), o governo autorizou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Emerson Castro, e a coordenadora consultiva da Indústria e Comércio da Sedes, Fábia Cardoso, que fossem até a Itália para conhecer o projeto, que agora chega ao estado. No dia 23 será assinado uma Carta de Intenções.

Para o secretário Emerson Castro, esta parceria será uma alavancada para o setor de madeiras nobres de Rondônia. Segundo ele, está prevista a criação de 11 itens de móveis, além da oportunidade de capacitar os profissionais da marcenaria local. Castro aproveitou a reunião da Agir, realizada na última quarta-feira (11), para confirmar para o governador Confúcio Moura, a chegada dos italianos.

Além da assinatura da Carta de Intenções, os designers deverão participar de algumas reuniões com agentes da Fiero, especialmente do setor madeireiro, profissionais da marcenaria e conhecer instituições de ensino voltado para a confecção de móveis em Porto Velho e em Ariquemes. Na capital estão previstas visitas nas faculdades de Arquitetura da Uniron e Fimca.

Além da valorização do potencial do segmento moveleiro em Rondônia, a participação de designers internacionais vai oportunizar a criação de um conceito mais moderno para aplicação das madeiras nobres da região. “Hoje, o que se percebe é queo consumidor quer móveis mais bonitos”, registrou a coordenadora Fábia Cardoso.

Fonte: Alice Thomaz /  Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)