Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Deputados aprovam criação de Frente Parlamentar Feminina na Assembleia

Votação aconteceu durante a sessão desta quarta-feira.


Deputados aprovam criação de Frente Parlamentar Feminina na Assembleia  - Gente de Opinião

Os deputados aprovaram o Projeto de Resolução 10/2023, que dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar Feminina no âmbito da Assembleia Legislativa. A votação aconteceu durante a sessão desta quarta-feira (17). De acordo com o projeto, de autoria coletiva, a Frente Parlamentar Feminina tem objetivo de ampliar a participação, dar voz às mulheres e proporcionar igualdade de gênero, independente do partido político que integrem.

A Frente Parlamentar ainda pretende possibilitar debates e estudos para construção e implementação de políticas públicas para o público feminino. Atualmente, na 11ª Legislatura, a Casa Legislativa tem a maior representatividade feminina da história do parlamento. Dos 24 deputados, cinco são mulheres. 

O projeto foi aprovado por todos os deputados presentes e segue para a sanção do Poder Executivo. Além do projeto de resolução, a Assembleia aprovou o Projeto de Lei 1400/2021, de autoria do deputado Ismael Crispin (PSB), que dispõe sobre a obrigatoriedade do registro de violência praticada contra criança e adolescente no prontuário de atendimento médico. 

Os parlamentares ainda aprovaram o Projeto de Lei 1422/2021, que proíbe a utilização de verba pública em eventos e serviços que promovam a sexualização de criança e adolescente no estado. A proposição é de autoria do deputado Ismael Crispin.

Os deputados também aprovaram projetos de decretos legislativos, para homenagear pessoas, autoridades ou entidades, pelos relevantes serviços prestados no estado. As sessões ordinárias acontecem às terças-feiras, às 15h, e às quartas-feiras, às 9h. A população pode acompanhar as sessões presencialmente, ou pelo canal da TV Assembleia, 7.2, ou ainda pelo canal no YouTube. Mais informações acerca dos projetos podem ser encontradas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl).

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu, nesta quarta-feira (3), autoridades do Departamento de Beni, na Bolívia, para uma reunião in

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Foi sancionada a Lei 6.417/26, de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Podemos), que institui oficialmente o Dia Livre de Impostos no cale

Emenda de Alex Redano amplia acesso ao Implanon e fortalece atendimento às mulheres em Ariquemes

Emenda de Alex Redano amplia acesso ao Implanon e fortalece atendimento às mulheres em Ariquemes

No último sábado (30), durante a ação realizada na região da Unidade Básica de Saúde (UBS) Monte Cristo, foram realizados 82 procedimentos de impl

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)