Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Deputado Exalta Servidores do TJ/RO e Critica Omissão da Diretoria do Sinjur


Deputado Exalta Servidores do TJ/RO e Critica Omissão da Diretoria do Sinjur - Gente de Opinião

A última semana foi de intensa articulação na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, onde vários Sindicatos compareceram em busca de apoio para a revisão salarial, antes do congelamento que vai proibir o aumento, reajuste, progressões e etc.

Como já era de se esperar, o Presidente Jair Messias Bolsonaro, sancionou (27/05) a Lei Complementar nº. 173/2020 (Plano Mansueto), que congela o salário dos servidores públicos federais, estaduais e municipais, até dezembro de 2021.

Os profissionais da Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros), através de muito empenho e dedicação, conquistaram 8% de aumento no salário, para receber depois da pandemia. E o Singeperon conseguiu incorporar a irredutibilidade.

E nesse contexto houve um pedido (e único) de equiparação salarial para os Servidores do Poder Judiciário/RO, no mesmo percentual aprovado para a Segurança Pública, protocolado por dois servidores, que se viram na obrigação de ajudar a classe, conforme segue abaixo.


Deputado Exalta Servidores do TJ/RO e Critica Omissão da Diretoria do Sinjur - Gente de Opinião

A nossa assessoria procurou o Dep. Ismael Crispim (Secretário-Geral da ALE/RO), que foi um dos principais articuladores no aumento concedido aos servidores da Segurança Pública. Para saber como foram as tratativas e por quê os servidores do Poder Judiciário não foram contemplados.

''Eu fui procurado pelos servidores do TJ/RO para que houvesse a equiparação salarial no mesmo percentual concedido a Polícia Civil. De imediato, eu elogiei a iniciativa, porque eu valorizo as pessoas que lutam pelo bem comum e tentamos achar uma saída para eles. No entanto, não teve como ajudar porque eles não possuem legitimidade para brigar por aumento no salário dos servidores. Essa prerrogativa é da Diretoria do Sinjur, que em nenhum momento nos procurou, faltou atitude'' declarou o Deputado.

Em análise ao Portal da Transparência, verificamos que a previsão orçamentária do TJ/RO para 2020 é de R$738 milhões, ou seja, é um orçamento robusto para um quadro de pessoal pequeno (3 mil) se comparado com o Poder Executivo. Sem falar que os aumentos aprovados para a Segurança Pública, seráo concedidos após a pandemia, ou seja, não iria impactar o orçamento nesse momento. 

Somos sabedores que o momento econômico não é bom e que haverá queda na arrecadação. Mas o que deve ser destacado é o esforço de buscar melhores condições de trabalho, que deve ser uma prioridade, independente do país estar em crise ou não. O papel do sindicato é cobrar.

Parabéns aos servidores pela iniciativa e desejamos sucesso a todos os servidores do Poder Judiciário Rondoniense em seus pleitos futuros. 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

A parlamentar destacou sua atuação nas articulações em Brasília desde 2023 e reafirmou o compromisso de continuar destinando recursos para fortalece

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu, nesta quarta-feira (3), autoridades do Departamento de Beni, na Bolívia, para uma reunião in

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Foi sancionada a Lei 6.417/26, de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Podemos), que institui oficialmente o Dia Livre de Impostos no cale

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)