Sexta-feira, 9 de maio de 2014 - 05h25
A deputada Epifânia Barbosa participou na noite desta quinta feira,08,da solenidade de abertura do II Seminário Antenado no Futuro, realizado pela Faculdade São Lucas. Autoridades, técnicos, especialistas, acadêmicos e a sociedade em geral, vão discutir durante dois dias, o tema “S.O.S Rio Madeira: Atuação pós enchente”.
De acordo com a programação, os participantes que representam vários segmentos da sociedade civil e política vão discutir ações que possam definir estratégias de enfrentamento ao período de pós enchente do Rio Madeira, nas áreas de Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Habitação e Urbanismo, Meio Ambiente, Segurança Pública, Cultura e Patrimônio Histórico e Desenvolvimento Sócio Econômico.
A deputada Epifânia parabenizou a iniciativa da faculdade e o interesse dos acadêmicos em discutir e encaminhar as propostas de um tema que vem sendo discutido exaustivamente, como é a questão do pós enchente. “Quando nós iniciamos os trabalhos da Frente Parlamentar Permanente, ainda em fevereiro, na primeira audiência pública percebemos que a população precisava daquele espaço para se manifestar, então chamamos vários setores para os debates, como a agricultura, a habitação, a educação, a segurança, entre outros. Além disso, fomos aos locais atingidos pela enchente, ouvimos os ribeirinhos e também a população dos 12 bairros da capital e dos 09 municípios afetados”, relatou a deputada.
Durante seu pronunciamento, a deputada Epifânia Barbosa entregou a diretora da Faculdade, Eliza Coelho Aguiar, um relatório da atuação da Frente Parlamentar Permanente e de alguns encaminhamentos. A deputada Epifânia também parabenizou a atuação da Defesa Civil do município, na pessoa do coronel Pimentel, e do estado, na pessoa do coronel bombeiro Caetano. “ É importante que se destaque as ações destas duas instituições, que neste momento de calamidade, não têm medido esforços pra que a população atingida pela enchente seja socorrida e assistida devidamente” enfatizou.
O resultado das discussões durante o seminário será encaminhado à prefeitura municipal de Porto Velho e ao governo do Estado, para que possa ser usado como base para um novo formato de políticas públicas pós enchente. Segundo o organizador do evento, professor doutor Ricardo Pianta, os encaminhamentos e propostas também vão ficar disponíveis à sociedade em geral, através do site da faculdade São Lucas. Fonte: Nara Vargas
VEJA TAMBÉM
Reportagem da TV Candelária mostrando o alojamento dos desabrigados do rio Madeira
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Dia Internacional do Leite destaca importância da cadeia produtiva para a economia de Rondônia
Celebrado mundialmente em junho, o Dia Internacional do Leite chama atenção para a importância de uma das principais atividades da agropecuária e

Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal
O advogado e pré-candidato a deputado federal Célio Lopes (União Brasil) lança, nesta terça-feira, 23, o manifesto “Perto de quem espera”, documento
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)