Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Deputada Cristiane Lopes destaca desafios e projetos na Conferência Estadual da Advocacia Rondoniense

O evento reuniu lideranças políticas e jurídicas para discutir o papel da mulher na política e na sociedade


Deputada Cristiane Lopes destaca desafios e projetos na Conferência Estadual da Advocacia Rondoniense - Gente de Opinião

O auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia (OAB-RO) foi palco de um encontro marcante durante a Conferência Estadual da Advocacia Rondoniense (CEAR MULHER) e a deputada federal Cristiane Lopes marcou presença participando do painel 'Mulheres na Política'. 

Cristiane Lopes compartilhou suas experiências e os desafios enfrentados no cenário político, destacando também projetos de sua autoria voltados para a proteção e empoderamento das mulheres. Entre eles, o Projeto de Lei 1006/2023, que propõe alterações na Lei Maria da Penha, incluindo o monitoramento por tornozeleira eletrônica como medida protetiva aos agressores. 

"Acredito que é fundamental discutirmos formas de garantir a proteção e a segurança das mulheres em situação de vulnerabilidade. O monitoramento por eletrônico é uma medida importante para prevenir novos casos de violência", destacou. 

Ao longo da história, as mulheres enfrentaram inúmeras barreiras e desafios para acessar espaços de poder político, e eventos como esses, fornecem uma plataforma crucial para destacar e promover essa participação. 

Segundo os dados da publicação Estatísticas de Gênero - Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil do IBGE, o estado de Rondônia apresenta a terceira menor participação de mulheres em câmaras municipais. Das 533 vagas de vereadores, apenas 63 são ocupadas por mulheres, representando apenas 11,8% do total de parlamentares municipais. 

Cristiane Lopes informou que é fundamental reconhecer e apoiar iniciativas que incentivem e empoderem as mulheres a ocuparem cargos de liderança e influência política, promovendo assim uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

“Quando as mulheres estão envolvidas ativamente na política, isso não apenas fortalece a democracia, mas também contribui para a formulação de políticas mais inclusivas e equitativas, abordando questões que afetam diretamente suas vidas e as da sociedade em geral”, pontuou.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Vanessa Esber Serrate, ressaltou, "assumi a missão de presidir a comissão há um ano, e isso tem sido transformador. Meu objetivo sempre foi engajar e despertar nas mulheres advogadas o sentimento de pertencimento".

Deputada Cristiane Lopes destaca desafios e projetos na Conferência Estadual da Advocacia Rondoniense - Gente de Opinião

Além da deputada Cristiane Lopes e da presidente da Comissão o evento contou com a participação de outras lideranças femininas, como a deputada estadual Taíssa da Silva Sousa, a deputada federal Silvia Cristina, a Presidente Estadual do Partido Progressistas em Rondônia, Jaqueline Cassol, a Presidente da Câmara de Vereadores de Ouro Preto D’Oeste, Rosária Helena Vereadora, e a Presidente Estadual do Partido Republicanos em Rondônia, Mariana Carvalho.

Ao final do evento, a deputada Cristiane Lopes agradeceu pelo convite e colocou seu gabinete à disposição da Comissão da Mulher Advogada. "Foi uma honra participar deste importante evento e poder contribuir com o debate sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na política e na advocacia", concluiu.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Foi sancionada a Lei 6.417/26, de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Podemos), que institui oficialmente o Dia Livre de Impostos no cale

Emenda de Alex Redano amplia acesso ao Implanon e fortalece atendimento às mulheres em Ariquemes

Emenda de Alex Redano amplia acesso ao Implanon e fortalece atendimento às mulheres em Ariquemes

No último sábado (30), durante a ação realizada na região da Unidade Básica de Saúde (UBS) Monte Cristo, foram realizados 82 procedimentos de impl

Deputada Federal Cristiane Lopes destina R$ 70 mil para fortalecer projeto Polícia  Mirim em Presidente Médici

Deputada Federal Cristiane Lopes destina R$ 70 mil para fortalecer projeto Polícia Mirim em Presidente Médici

Recurso garantido por solicitação da vereadora Bia do Assentamento e vereador Benito do Estrela vai contribuir para a manutenção das atividades e am

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)