Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Deputada Cláudia de Jesus solicita do governo proteção para os moradores da Resex Jaci Paraná

Parlamentar busca assegurar a segurança das famílias locais diante de um cenário de violência e ameaças.


Deputada Cláudia de Jesus solicita do governo proteção para os moradores da Resex Jaci Paraná - Gente de Opinião

Preocupada com ameaças aos povos tradicionais de Rondônia, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia, para que seja garantido a segurança de seringueiros, extrativistas e moradores da Reserva Extrativista Jaci Paraná. A medida tem o objetivo de evitar a destruição da floresta e garantir a segurança das famílias que permanecem na área, enfrentando violência e ameaças constantes.

"A Reserva vem sendo invadida e sua área de vegetação permanece sendo destruída. As famílias relataram que foram expulsas de suas terras ou tiveram que deixar suas casas com medo. Os seringueiros, agricultores e extrativistas resistem aos ataques e precisam de proteção do poder público", disse a deputada.

A motivação da deputada ocorreu depois que no dia 23 de setembro, um extrativista disse para autoridades policiais, que teve sua casa incendiada por supostos invasores ilegais, que estariam interessados em usar às terras para uso na pecuária e extração de madeira ilegal. Há denúncias que indicam a operação de serrarias ilegais dentro da reserva e até mesmo o transporte clandestino de madeira e gado. O pedido de providências da deputada foi solicitado para Casa Civil, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

INVASORES

A Resex Jaci-Paraná, criada em 1996, abrange três municípios de Rondônia: Porto Velho, Nova Mamoré e Buritis. Foi estabelecida com o objetivo de preservar a floresta e apoiar as famílias que vivem da extração sustentável de seringa, castanha, açaí e outros recursos amazônicos. No entanto, quase 30 anos após sua criação, mais da metade das famílias que habitavam a reserva foram expulsas por grileiros que agem ilegalmente dentro da área. Além disso, a devastação da floresta continua a aumentar a cada ano.

As lideranças extrativistas têm apresentado diversas denúncias aos órgãos públicos, incluindo o governo estadual, a Polícia Federal, a Polícia Militar, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e o Ministério Público.

A deputada Cláudia de Jesus afirma que é necessário um esforço conjunto do poder público, das autoridades competentes e da sociedade civil para garantir a preservação da floresta e o bem-estar das famílias que dependem dela.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu, nesta quarta-feira (3), autoridades do Departamento de Beni, na Bolívia, para uma reunião in

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Foi sancionada a Lei 6.417/26, de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Podemos), que institui oficialmente o Dia Livre de Impostos no cale

Emenda de Alex Redano amplia acesso ao Implanon e fortalece atendimento às mulheres em Ariquemes

Emenda de Alex Redano amplia acesso ao Implanon e fortalece atendimento às mulheres em Ariquemes

No último sábado (30), durante a ação realizada na região da Unidade Básica de Saúde (UBS) Monte Cristo, foram realizados 82 procedimentos de impl

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)