Quarta-feira, 11 de maio de 2011 - 17h03
A expectativa de que a nova geografia do entorno de Porto Velho amplie o mercado de trabalho para quem vive da pesca, com a formação de novas bacias após a instalação da barragem, está fazendo com que a Prefeitura Municipal busque alternativas de transformar a nova realidade em geração de trabalho e renda. Uma reunião na manhã desta terça-feira formalizou uma parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) com a Fundação Banco Florestal, que irá buscar a capacitação de trabalhadores para atuarem com o agroextrativismo e a pesca artesanal.
A reunião ocorreu no gabinete da secretária interina do Desenvolvimento Sócioeconômico e Turismo (Semdestur), Miriam Saldaña, que recebeu a visita da representante da Fundação, Jaqueline Murta.
Numa primeira etapa, os cursos vão beneficiar cerca de mil pessoas, em módulos como agrofloresta e horta orgânica, extrativismo sustentável e pesca artesanal de água doce. Segundo Miriam, o projeto se enquadra na proposta de inclusão social de mulheres, que terão participação representativa na distribuição das vagas. “Trata-se de um projeto pedagógico do curso de formação de trabalhadores rurais, que utiliza de tecnologia agronômica moderna para a produção agroecológica”, explicou Jaqueline, que veio de Goiânia especialmente para acertar os detalhes com os representantes do município.
Clarice Braga, que representou a Semagric na reunião, salientou a importância da iniciativa como ferramenta para facilitar o acesso de mulheres nesse mercado. “Temos muitas mulheres que sustentam sua família nessa atividade”, lembrou. A chefe da Divisão de Qualificação do Sine, Ivete Campos, também integra a comissão formada para elaborar o projeto, junto com a coordenadora de políticas públicas para as mulheres, Mara Araújo. A previsão é de que os cursos iniciem em julho, se estendendo até maio de 2012.
Fonte: Róbinson Gambôa
Foto: Medeiros
Terça-feira, 30 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Em um movimento que marca a história do setor produtivo rondoniense, a deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) realizou a entrega oficial de um m

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E
Terça-feira, 30 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)