Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Crescimento na produção agropecuária gera riquezas no campo e na cidade, diz Cirone

Rondônia vive um novo momento de expansão na produção agrícola e agroindustrial, destacando-se como o segundo maior produtor da região Norte


Crescimento na produção agropecuária gera riquezas no campo e na cidade, diz Cirone - Gente de Opinião

A produção agropecuária do Estado de Rondônia vem registrando números expressivos, o que tem chamado a atenção das autoridades e do setor econômico. O deputado Cirone Deiró tem trabalhado ao lado do governador Marcos Rocha, pela liberação de recursos para atender as associações de agricultores e prefeituras, na compra de equipamentos e insumos para melhorar a produção agrícola. 

Cirone destacou o fato de Rondônia ter se tornado o segundo estado com a maior produção agropecuária da região Norte, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O setor movimenta mais de R$ 20 bilhões e garante ao estado a 11° posição do país. “São números que trazem um ambiente econômico de estabilidade e contribuem para colocar nosso estado em posição na geração de emprego e renda”, afirmou. 

Outra posição alcançada por Rondônia que merece destaque, segundo Cirone, é o 3° lugar entre os maiores produtores de peixes do país e o 1 da Região Norte. A produção alcançada é de 57.200 toneladas, de acordo com o Anuário 2023 Peixe BR da Piscicultura. Mesmo com uma redução de 4% em relação ao ano de 2021, o estado se manteve no topo da produção brasileira. “A produção de proteína animal, especialmente do peixe tem conquistado novos mercados a cada ano”, justificou. 

Segundo Cirone, dados divulgados no 1º Levantamento da Safra de Café 2023, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostram que a produção de café em Rondônia deverá atingir 2,94 milhões de sacas de café conilon beneficiado, volume 5,1% maior que o da safra anterior. Na avaliação do deputado, esses números demonstram que os cafeicultores rondonienses estão colhendo os resultados das inovações que foram incluídas no processo de plantio e colheita do grão. “Tenho trabalhado para apoiar o trabalho da Emater com a assistência técnica, além de garantir a liberação de recursos para as associações de cafeicultores”, garantiu.  

Diante do atual cenário positivo, Cirone ressalta a importância de investir ainda mais no setor agropecuário para dinamizar e expandir o potencial econômico de Rondônia. Segundo ele, com o engajamento dos profissionais e o comprometimento dos órgãos responsáveis, o estado promete continuar trilhando um caminho de progresso. “Os últimos anos têm sido marcados pelo reconhecimento da cafeicultura rondoniense em nível nacional. A cada ano, o nível de qualidade da bebida tem melhorado de forma significativa ”, explicou. 

Cirone afirmou também que a parceria com o governador Marco Rocha, em apoiar o desenvolvimento agrícola em Rondônia, vem contribuindo para o crescimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de produtores e agricultores. “Estamos convencidos de que esses recursos foram fundamentais no impacto positivo duradouro em nossa economia, gerando emprego e renda e na condição de representante do povo rondoniense, fico honrado em fazer parte desse esforço conjunto e continuarei trabalhando incansavelmente para garantir um futuro promissor para nosso estado e todos os seus habitantes”, concluiu.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu, nesta quarta-feira (3), autoridades do Departamento de Beni, na Bolívia, para uma reunião in

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Foi sancionada a Lei 6.417/26, de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Podemos), que institui oficialmente o Dia Livre de Impostos no cale

Emenda de Alex Redano amplia acesso ao Implanon e fortalece atendimento às mulheres em Ariquemes

Emenda de Alex Redano amplia acesso ao Implanon e fortalece atendimento às mulheres em Ariquemes

No último sábado (30), durante a ação realizada na região da Unidade Básica de Saúde (UBS) Monte Cristo, foram realizados 82 procedimentos de impl

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)