Segunda-feira, 12 de novembro de 2012 - 16h17
A Controladoria Geral de Porto Velho (CGM) participa da capacitação sobre controle interno para servidores realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que teve início nesta segunda-feira, 12, e deve terminar na quarta-feira, 14. O curso “Aspectos jurídicos e contábeis do Controle Interno na Administração Pública”, que tem como objetivo orientar servidores e técnicos que trabalham nessa área como contadores, controladores internos, tesoureiros, entre outros.
Segundo Cricélia Fróes, Controladora Geral do Município, este curso faz parte do processo de atualização e aperfeiçoamento profissional dos técnicos de controle interno da prefeitura. Ela conta que é também uma possibilidade que a controladoria tem de parar os trabalhos do dia-a-dia e fazer uma reflexão sobre as competências e responsabilidades dos órgãos de controle. “Estão participando todos os auditores, assistentes e técnicos. Fechamos a Controladoria, com autorização do prefeito Roberto Sobrinho, para capacitar e prestigiar tão importante evento realizado pelo Tribunal de Contas, só deixamos funcionando o protocolo. Os cursos nesta área são muito caros, os instrutores são de renome nacional, o primeiro vai trabalhar a questão do direito e o segundo a questão das finanças. Pretendemos assim melhorar os serviços prestados e promover o fortalecimento dos controles na aplicação dos recursos públicos” disse.
O professor e advogado, Rodrigo Pironti falou sobre patrimonialismo, burocracia e gerencialismo. Ele conta da importância de existir um acesso desburocratizado da informação, criando uma relação direta entre a administração e a população. “Em uma pesquisa fiz uma pergunta para todos os Tribunais de Contas estaduais e municipais do Brasil. Era a seguinte: Você tem sistema de controle interno? Se sim, qual a lei, formatação e qual o vínculo entre o controle e a administração? O resultado foi que apenas quatro Tribunais Contas do Estado nos responderam e somente duas capitais”, explica.
Fonte: Rebeca Barca
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)