Porto Velho (RO) sábado, 6 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Contabilidade investigativa será destacada pelo TCE-RO em eventos na BA e no MS


O conselheiro-substituto Omar Pires Dias ministrará a capacitação para agentes públicos do MP-BA e do TCE-MS - Gente de Opinião
O conselheiro-substituto Omar Pires Dias ministrará a capacitação para agentes públicos do MP-BA e do TCE-MS
O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por meio do conselheiro-substituto Omar Pires Dias, dará sequência à disseminação de conhecimentos sobre a temática Contabilidade Pública Investigativa, por meio de cursos a serem ministrados na Bahia e no Mato Grosso do Sul, por solicitação, respectivamente, do Ministério Público (MP-BA) e do Tribunal de Contas daquele estado (TCE-MS).

Na Bahia, a solicitação partiu da Procuradoria-Geral do MP, sendo deferida pela Presidência do TCE-RO, no sentido de que o conselheiro-substituto Omar Pires Dias ministre capacitações para promotores de justiça e servidores daquele órgão, nos municípios de Juazeiro (interior do estado), nesta quinta (23) e sexta-feira (24), e na capital baiana, Salvador, dias 23 e 24 deste mês. A coordenação das atividades é do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAP/MP-BA).

Já no Mato Grosso do Sul, a solicitação foi feita pela Presidência do Tribunal de Contas daquele estado e direcionada à Escola Superior de Contas (Escon), unidade de educação corporativa do TCE rondoniense, com fundamento em diretriz nacional visando ao aperfeiçoamento institucional dos órgãos que integram o Sistema de Controle Externo Nacional. A capacitação ocorrerá nos dias 24 e 25 de setembro, em Campo Grande (MS).

PIONEIRISMO

Estudioso das temáticas envolvendo a contabilidade investigativa ou contabilidade forense, como também é conhecida, inclusive com obra publicada, o conselheiro-substituto Omar Dias ministra cursos para órgãos públicos sobre esse assunto há mais de seis anos. Além do pioneirismo e da importância do assunto, vislumbrava-se, à época, a capacitação realizada pelo TCE como embrião de outras iniciativas desse porte a serem deflagradas nos demais estados.

Nos eventos que serão realizados na Bahia e no Mato Grosso do Sul, o conselheiro-substituto buscará repassar aos participantes conhecimentos suficientes para colher, em peças ou laudos contábeis, provas necessárias, a fim de garantir resolutividade e efetividade nas ações de enfrentamento de possíveis fraudes ou ilícitos do mundo da administração pública.

A ementa traz desde conceituações sobre contabilidade aplicada ao setor público; escândalos financeiros em organizações envolvendo fraudes contábeis e corrupção; requisitos e habilidades para a prática da contabilidade forense; ciclo da gestão pública; exigências e sanções da Lei de Responsabilidade Fiscal; além de crimes, delitos e fraudes que poderão ser investigados, entre outros.

PÓS-GRADUAÇÃO

A contabilidade pública investigativa também será tema de módulo da Pós-Graduação “lato sensu” Estudos Avançados sobre o Crime Organizado e Corrupção, uma iniciativa do TCE, TJ e MP destinada à capacitação integrada de seus agentes. O conselheiro-substituto Omar Dias, mestre em Ciências Contábeis, ministrará a atividade.

Também haverá módulo abordando tomada de contas especial, a ser ministrado pelo conselheiro-substituto Francisco Júnior Ferreira da Silva, que é mestre em Administração Pública.

Gente de OpiniãoSábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

A parlamentar destacou sua atuação nas articulações em Brasília desde 2023 e reafirmou o compromisso de continuar destinando recursos para fortalece

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu, nesta quarta-feira (3), autoridades do Departamento de Beni, na Bolívia, para uma reunião in

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Foi sancionada a Lei 6.417/26, de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Podemos), que institui oficialmente o Dia Livre de Impostos no cale

Gente de Opinião Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)