Porto Velho (RO) domingo, 28 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Confúcio Moura visita aldeia central Karitiana


Na aldeia central localizada a 95 km do centro de Porto Velho, moram cerca de 200 índios, que tem como principal fonte de renda o artesanato, fabricado na aldeia e comercializado em feiras na capital.

Para conhecer a localidade e ouvir as reivindicações dos moradores, o governador Confúcio Moura, acompanhado pelo ex-ministro Mangabeira Unger e secretários estaduais, visitou a aldeia na manhã dessa terça-feira (15).

Os visitantes foram recebidos com festa pelos anfitriões. “Fiquei feliz e impressionado pela conservação das raízes, o idioma nativo, as apresentações culturais, e principalmente, pela receptividade dos povos Karitianas”, disse o governador que foi recebido calorosamente pelos indígenas.

O presidente da Associação Karitiana, Antenor Karitiana, considerou o momento um marco importante. “Esta é a primeira vez que um governador pisa em nossa aldeia. Acredito que agora seremos ouvidos e que muitas coisas boas estão por vir”, disse.

Ao todo foram 25 pontos apresentados em um documento que foi elaborado pelos moradores e membros da associação. As reivindicações são principalmente nos setores de educação, saúde, turismo, estradas e geração de emprego e renda.

Após ouvir atentamente as solicitações, o governador Confúcio Moura determinou de imediato, providências que levem benefícios para os Karitianas. “Ouvi com atenção todos os discursos e quero assumir alguns compromissos. O primeiro é a recuperação das estradas. Dentro de 15 dias os maquinários estarão aqui dando inicio aos trabalhos. Vamos melhorar o trabalho e a produção na aldeia. Inserir a produção de lavoura mecanizada, treinar os jovens da aldeia para aprender a mexer com o maquinário. Além disso, vamos contratar técnicos da aldeia para serem qualificados e ainda este ano vamos construir tanques de peixe”, anunciou o governador.

No turismo, Confúcio solicitou ao superintendente de Turismo (Setur), Leandro Basílio para verificar uma área boa para a comercialização de artesanato indígena. “Um local onde as pessoas possam comprar as coisas da nossa terra, produzida por vocês”, disse o governador.

Ainda no setor de turismo, Basílio disse que novas estratégias estão sendo traçadas para desenvolver o turismo em todo o Estado. “Através do PIDISE estamos elaborando um projeto de turismo em terras indígenas, tomando tomas as precauções para não atingir a tradição e origem desses povos”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Edson Vicente, destacou a importância da visita in loco do governador. “Pelo simples fato de estar aqui e ser o primeiro a fazer essa visita, demonstra que o Estado está com os olhos voltados para as causas indígenas. Vamos construir um projeto de mecanização e piscicultura para dar mais rentabilidade a região”, disse Vicente.

Já o secretário de Planejamento (Seplan), George Braga, falou da necessidade da criação de políticas públicas para os povos indígenas. “Durante muito tempo essas pessoas foram esquecidas. Agora, enfim, alguém começa a olhar para elas. Está mais do que na hora de criar políticas voltadas para as causas indígenas.

Para estabelecer um canal de comunicação entre a aldeia e o governo, Confúcio Moura designou a secretária de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Nanci Rodrigues, para ser o elo de ligação. “É bom estar entre os povos que mantém sua tradição e conhecer suas culturas. Uma das preocupações do governador foi criar uma diretoria de povos indígenas e colocamos a frente dessa diretoria um indígena, que entende e conhece os anseios e necessidades. Estamos aqui para trabalhar e reparar os anos de esquecimentos”, disse Rodrigues.

Mangabeira Unger disse que está a um ano trabalhando junto ao governo para construir uma estratégia de desenvolvimento que sirva de exemplo para o Brasil. “Rondônia é uma terra privilegiada para construir um novo caminho de desenvolvimento e temos uma obrigação especial com o povo indígena. O Brasil sempre deu terra aos índios, mas o que adianta dar terra, se não der instrumentos para crescer? Vamos traçar estratégias e dar exemplos de como integrar os povos e dar instrumentos de trabalho”, disse o ex-ministro.

Ainda durante a visita, foram entregues a Escola Indígena 4 de Agosto kits pedagógicos. Ao final da visita, o governador Confúcio Moura e o ex-ministro Mangabeira Unger foram presenteados com cocares.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)