Porto Velho (RO) quarta-feira, 24 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Conferência do Meio Ambiente é transferida para agosto


Ficou para o período de 13 a 15 de agosto a realização da 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que tratará sobre a questão dos resíduos sólidos. O evento seria realizado de 23 a 25 de julho, mas por questões administrativas, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) decidiu pelo adiamento da conferência. “Foi mas por uma questão de prudência para a entidade responsável pela organização do evento pudesse agilizar toda a documentação necessária para a assinatura do convênio com a prefeitura”, explicou o secretário Edjales Benício de Brito, da Sema.

A entidade responsável pela organização da conferência é a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Rondônia – Unidos Pela Vida, que venceu o concurso instituído pela Sema, por meio de Chamada Pública. O concurso foi aberto a todas as instituições que tinham interesse de apresentar projeto para a realização do evento. É a primeira vez no país que uma entidade de catadores organizará uma conferência para tratar sobre resíduos sólidos.

O objetivo da conferência é a de fomentar alianças que visem a preservação e conservação do meio ambiente, da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável, além de implantar práticas que possam garantir sustentabilidade consciente e também aproximar o Poder Público destas estratégias e entidades.

Para Edjales Brito, contribuir com a implementação de políticas que tenham como foco a produção e consumo sustentáveis, a redução de impactos ambientais, a geração de emprego e renda e a educação ambiental, por meio da exploração dos resíduos sólidos é importante para o município. Mas para isso, é preciso estabelecer responsabilidade compartilhada entre a administração pública, o setor privado e a sociedade civil.

Edjales Brito lembra ainda que um dos pontos principais dessa discussão, envolve a questão da produção e consumo sustentáveis de resíduos sólidos, uma prática que significa a utilização de serviços e produtos que respondem às necessidades básicas humanas, trazem uma melhor qualidade de vida e minimizam o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, bem como as emissões de resíduos e poluentes ao longo de seu ciclo de vida, de forma a não colocar em risco as necessidades das gerações futuras e contribuir para que cada estado e município solucionem os entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos. “A conferência é importante por trazer essa visão ao público, além de difundir práticas positivas que possam contribuir para serem incrementadas nas ações locais como, por exemplo, o uso de tecnologias que reduzem os impactos ambientais e que contribuem para a melhoria da qualidade de vida na medida em que oferece diferentes instrumentos para viabilizar a gestão dos resíduos em toda sua complexidade. Um dos maiores desafios das administrações municipais é a disposição ambientalmente adequada dos resíduos sólidos com a eliminação total dos lixões até o próximo ano”, afirmou.

Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)