Porto Velho (RO) domingo, 28 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Chico da Mata assume como vereador de Ji-Paraná


A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ji-Paraná empossou na manhã de hoje (9), Sebastião Francisco de Matos (PSB), o Chico da Mata, como novo vereador do Poder Legislativo. Chico da Mata, assume a vaga deixada por Marcos Rogério (PDT) que desde o mês de novembro atua como Deputado Federal.

Chico é um dos pioneiros da comunicação em Ji-Paraná e ganhou muitos admiradores ao longo de sua carreira como radialista e apresentador de tevê devido seu estilo polêmico.

Ao discursar pela primeira vez como vereador, Chico da Mata disse que não pretende mudar seu estilo e continuará crítico e ressaltou que agora, além de comunicador, também será um funcionário do povo de Ji-Paraná e que a população deve cobrá-lo e reivindicar ações de seu gabinete, porque ele buscará ser um vereador bastante atuante.

O Presidente da Câmara, Nilton Cezar Rios (PSB), explicou que o Legislativo Municipal ao dar posse a Chico da Mata cumpre o regimento interno da Casa, mas que infelizmente o ato não põe fim a polêmica de quem de fato é a vaga. Uma questão que deverá ser resolvida pela Justiça Eleitoral.

É que Chico da Mata, segundo suplente da coligação DEM/PDT, e que era filiado ao Democratas, partido pelo qual disputou o cargo de vereador nas eleições de 2008, trocou de partido recentemente, filiando-se no PSB.

Desta forma o Democratas e o Partido Democrático Trabalhista podem requerer na Justiça Eleitoral a vaga assumida por Chico, alegando infidelidade partidária.
Prestigiaram a posse de Chico da Mata, além dos demais vereadores, o deputado federal Marcos Rogério, o deputado estadual Jesualdo Pires, amigos e familiares.

Entenda o Caso – A coligação formada por DEM e PDT nas eleições de 2008 teve êxito em eleger três vereadores: Zeca Borges (DEM), Marcos Rogério (PDT) e o professor Vanderlei Nunes (DEM) que deixou o cargo para assumir a Secretária Municipal de Educação. Com a saída de Vanderlei Nunes, o cargo foi preenchido com o primeiro suplente Jessé Mendonça Bitencurt (PDT).

Sendo assim, ficaram como suplentes de vereador: Chico da Mata – segundo suplente, Ivo da Sucam – terceiro suplente, Zezinho da Eucatur – quarto suplente e Antônio Marcos Fuscão – quinto suplente.

Neste ano de 2011, tanto Ivo da Sucam como Chico da Mata mudaram de partido. Ivo filiou-se ao PMDB e Chico da Mata ao PSB.

Com a mudança de partido abriu-se precedente para que a vaga deixada por Marcos Rogério, fosse também pleiteada por Zezinho da Eucatur (PDT) e por Antônio Marcos Fuscão (DEM) por infidelidade partidária. Deste modo, Fuscão entrou na Justiça contra Zezinho, alegando que ele teria saído do PDT, e só retornado ao partido devido ao surgimento da vaga. Zezinho, por sua vez, afirma que a intenção de deixar o PDT, sequer teria sido comunicada à Justiça Eleitoral e que ele ainda continua filiado ao PDT.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)