Quinta-feira, 3 de maio de 2012 - 06h01
O recém inaugurado Centro do Idoso em Porto Velho já é uma referência para a terceira idade, com a oferta diária de atividades de lazer, cultura, educação e saúde. Ações sócioeducativas e de convivência, desenvolvidas neste centro de vivência vem contribuindo significativamente para o processo de envelhecimento saudável e de qualidade de vida para a população idosa, propiciando condições básicas e especiais para o exercício pleno da cidadania.
Grupos de idosos se dividem numa série de atividades que iniciam com uma palestra ou orientação e segue com dinâmicas, brincadeiras e acompanhamento com profissionais capacitados.
Na manhã desta quarta-feira cerca de 100 idosos participaram de uma palestra sobre as culturas dos estados nordestinos. A assistente social, Maria das Mercês, explicou que o centro atende homens e mulheres das mais variadas culturas e que estas palestras divulgam sobre cada uma delas, socializando sobre a culinária, o clima, os pontos turísticos dentre outros. “A cada reunião vamos apresentar um estado diferente, sua cultura, sua gente, suas peculiaridades, com uma linguagem simples e vamos também realizar dinâmicas com eles”, explicou.
Arte
Ainda pela manhã foi realizada a primeira aula do curso de pintura em tela, promovido numa parceria com a fundação Iaripuna. Leninha Bastos, da Iaripuna, falou da satisfação em oferecer o curso. “Esta é uma atividade que traz grandes benefícios a estes idosos. Eles trabalham a mente, sua criatividade, e relaxam pintando telas”, destacou Leninha.
A professora de Artes, Maria José, falou da dedicação de seus novos alunos. “É muito bom ensinar aqueles que realmente querem aprender. Eles são dedicados, questionam, participam e fazem a aula ficar ainda mais interessante”, disse.
Atendimento médico
Nesta quinta-feira, 03/05, iniciam os atendimentos médicos. Esta foi uma determinação do prefeito Roberto Sobrinho, à secretaria municipal de Saúde (Semusa), que disponibilizasse um médico especialista para atender os idosos no próprio centro. Além disso, haverá aulas de educação física e sessões de fisioterapia.
O Centro
No centro são oferecidos vários serviços nas áreas da saúde, educação, assistência social, desportivas, cultural, lazer e, ainda a realização de cursos variados. A construção deste espaço aglutina todas as ações desenvolvidas em prol dos idosos, e foi um compromisso assumido por ele em 2008 pelo prefeito, Roberto Sobrinho. A obra teve recursos federais provenientes de emenda parlamentar com a contrapartida do município.
Fonte: Meiry Santos
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)