Terça-feira, 31 de julho de 2012 - 13h01

Centenas de pessoas prestigiaram a cerimônia oficial de inauguração do novo Terminal Hidroviário de Porto Velho. Entre as autoridades e demais convidados estavam moradores antigos da capital e dos distritos que viram Porto Velho nascer às margens do rio Madeira.
Manoel Pereira Lima de 65 anos mora e trabalha perto do porto do Cai N'água há 58 anos e viu muitas mudanças na região. "O porto do Cai N'água era muito feio, tinha um cheiro ruim, mas o pior passava quem trabalhava na carga e descarga dos barcos, subindo e descendo por escadas precárias com sacos na cabeça correndo riscos", diz seu Manoel e declara sorrindo: "O porto está lindo"!
Dona Alzenir Denny nasceu no bairro triângulo e diz que não imaginava ver o Cai N'água tão bonito e ressalta as ações da prefeitura no local: "Eu nem sonhava ver tudo tão bonito aqui, ficou lindo, eu agradeço a prefeitura pela atenção e pelos benefícios que chegaram como o porto, o mercado do peixe, o asfalto e principalmente as novas moradias que estamos recebendo. Já estarei nos próximos dias em uma casa nova e posso afirmar, foi a prefeitura que me deu", diz dona Alzenir.
Durante a cerimônia Manoel Calama relatou o trabalho que por anos ele desenvolveu no porto Cai N'água: "Durante anos limpei a margem do porto do Cai N'água e ajudei a construir as escadas usadas pelos estivadores na época da seca e quando o prefeito me falou que ia construir um porto decente aqui não imaginei que poderia realmente acontecer. E hoje é uma realidade", diz Manoel Calama, construtor da primeira escada do Cai N'água.

Comerciantes também são beneficiados
O porto do Cai N'água é circundada por vários comércios que também foram beneficiados pelas obras do entorno do porto, como conta dona Maria dos Anjos: "Faz 14 anos que temos este comércio aqui e agora com todas estas mudanças estamos otimistas, esperamos um aumento na clientela, isso sem falar na segurança que aumentou com a implementação do posto policial e a iluminação", diz a comerciante.
Fonte: Edina Silva
Foto: Quintela
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)